quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ALEILUA...VIVA...VIVA...PRIVATIZAMOS A ANA!..

Hoje dia 27 de Dezembro,passado dois dias,do dia de Natal,é caso para dizermos que estamos menos pobres,VIVA...VIVA...ALEILUA...PRIVATIZAMOS A ANA!(Lá se foram os anéis e neste caso alguns dedos) Foi na verdade uma bela prenda,natalícia, que deve ser motivo do nosso orgulho,porque estamos mais ricos, e menos pobres,mais modernos,mais Europeus,entregámos,a bom preço?... a concessão da ANA-Aeroportos de Portugal,por 50 anos,repito 50 anos aos franceses da Vinci,pela importância de 3080 milhões de euros.(quem decidiu foi o conselho de ministros;quem vimos nas TVS foram secretários de estado,mas quando terminar a concessão,quem a negociou,decidiu e quem a anunciou, já não se encontram entre os vivos, nem  serão governantes deste Pais de mais de VIII SÉCULOS que se chama Portugal).
É caso para dizer não Privatizamos a TAP!mas Privatizamos a ANA!,a decisão é de quem governa e quem governa é o governo do PSD/CDS,isso de os trabalhadores,dos manifestantes,apesar de Portugueses e de terem razão não conta? o que conta é a TROIKA E O GOVERNO,venceram-nos na TAP,mas não nos venceram na ANA,mesmo que razão tenham,e para que dúvidas não existam,fica claro que quem manda somos nós TROIKA E GOVERNO.
Estou muito apreensivo,satisfeito e preocupado com estas Privatizações, se isto de privatizar é coisa boa, e estão na moda e dão imensos lucros a quem ganha os concursos,porque são estas que até,não são deficitárias, davam lucro ao Estado, e não outras privatizações como por exemplo privatizar o Mártir Santo, um dos problemas do nosso concelho,ou a fome,o desemprego,os salários e as reformas miseráveis de milhares e milhares de Portugueses eu cá ,não entendo,como penso que a maioria dos portugueses também não entendem,por tudo isto é caso para dizer;ALEILUA...VIVA...VIVA...HOJE PRIVATIZAMOS A ANA!!!... 
SENHORES GOVERNANTES ESTE PAIS,É DOS PORTUGUESES NÃO VENDAM O QUE É DE TODOS;NÓS VAMOS CONTINUAR A LUTAR PARA POR FIM A ESTA POLITICA.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

É UMA VERGONHA.

Estou a assistir à eliminação de 1165 Freguesias.
Hoje o poder local de Abril  fica mais pobre,culpa do PSD/CDS?.
Eu fico triste  e ao mesmo tempo indignado,porque o que hoje está a ser decidido na Assembleia da Republica,é uma vergonha, e desta forma,é no me entender um crime.Durante mais de trinta anos,fui membro da Assembleia Municipal de Campo Maior,nas últimas eleições fui candidato à Câmara Municipal de Elvas,como Funcionário do PCP trabalhei em vários concelhos do nosso Distrito,conheci os problemas dos concelhos e das pessoas,participei com eles das suas alegrias e tristezas,ajudei a fazer listas,participei em campanhas eleitorais e tornei-me amigo de muitos,e também tenho alguns inimigos;inimigos que deviam ser meus amigos porque eu e o meu Partido,demos-lhe tudo,o que podia-mos dar-lhes,isso não é hoje o mais importante e não conta porque os meus amigos deram me o prazer de serem meus amigos e alguns deles serem meus camaradas,com quem discutimos e com quem participamos na procura das melhores soluções para eles e para a gentes das suas Freguesias e concelhos.
Ao assistir a este ataque,a estas Freguesias fiquei a pensar se a minha freguesia estivesse para ser extinta se eu estava tão calmo a assistir a este crime,penso que apesar da minha indignação de hoje,tenho a certeza  que era  muito diferente e era tão diferente que amanhã pelas 14 horas milhares de autarcas e outros Munícipes vão estar frente ao palácio de Belém,para apelar ao Presidente da República que rejeite o plano de destruição do Poder Local Democrático. e facilmente nenhum Campomaiorense vai lá estar presente,porque este problema que é de todos,muitos de nós pensam que nada temos a ver com esta péssima decisão.
Aproveito para lembrar que a proposta do Governo e desta maioria também tinha como objectivo a redução de alguns  concelhos,neste momento meteram no saco essa proposta,mas não quer dizer que não venham recupera-la, faz-me lembrar aquele ensinamento do Bresctt como não era nada comigo eu não me importei,eu não era comunista, sindicalista,operário,padre,mas o que eu não esperava e só me dei conta quando também a mim me levaram?!.Mas já era tarde.
Espero que ainda vamos a tempo e que todos compreendam que a continuar assim perdemos todos,sejam eles. homens ou mulheres,velhos ou novos,autarcas ou eleitores,eu cá continuo a dizer,lutando,que quero ser da Freguesia de São João Baptista e do concelho de Campo Maior.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CONSTITUIÇÃO OU ORÇAMENTO.

Muitos constitucionalistas,da área do poder ou da oposição dizem-nos que o Orçamento do Estado que foi aprovado pelo PSD/CDS está cheio de inconstitucionalidades.
Que nos dizem também muitos dos apoiantes,defensores acérrimos,deste Governo e desta politica de desgraça para os Portugueses e para Portugal, que o Orçamento está bem o mal é da Constituição estamos a poucos dias de saber se é verdade que este Orçamento que muitos afirmam que está cheio de inconstitucionalidades e que nos vai trazer mais desemprego,está bem,como diz o Governo e a maioria que o apoia,ou o que está mal  na opinião de muitos  destes opinantes,é a Constituição da Republica,por essa razão o que tem que ser alterado não é o Orçamento mas sim a Constituição.Com esta conversa da treta, mas perigosa,querem fazer de nós parvos e com estes argumentos,velhos e bafiosos não olham a meios,para atingir os seus fins,passando por cima das normas,dos valores e princípios da Constituição.
                             (Falta tacto ou vergonha,os próximos tempos nos ajudarão a compreender)
Todos nós sabemos,que a mais simples das associações sejam elas de carácter social,desportivo ou cultural,mesmo os Partidos Políticos tem todos,Estatutos e os Estatutos tem normas regras que são aceites pelos sócios dessas associações,ou pelos membros dos Partidos Políticos e são sagradas para o bom funcionamento dos mesmos,quem não cumpre é punido.
Em relação à Constituição existe um Tribunal Constitucional e um Presidente da Republica que ao ser eleito jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição.(vamos ver qual é o entendimento do Presidente da Republica).
      Eu tenho dificuldades de entender que muita gente que se afirma de democrático patriótico,queira tratar a Constituição como coisa menor,quando devia em primeiro lugar fazer tudo para a defender.
Vamos aguardar pelos próximos dias que vai fazer o Presidente da Republica e que vão fazer os portugueses nos dias que se seguem, uma vez que para o dia de hoje já está marcada mais uma manifestação da CGTP/INTER/SINDICAL

domingo, 9 de dezembro de 2012

PARA ONDE CAMINHAMOS? OU PARA ONDE NOS QUEREM LEVAR?

Para onde caminhamos?.Ou para onde nos querem levar,os nossos governantes?.
Esta é uma pergunta que faço a mim próprio,porque dizem-nos que Portugal não é a Grécia,que estamos  no bom caminho,que somos elogiados por quem nos prestou os muitos mil milhões de euros e dizem-nos que somos um bom exemplo,pelas medidas tomadas,somos bons alunos, não levantamos obstáculos à politica seguida pela União Europeia.
Somos tudo isto mas que vejo eu?.Mais de um milhão de desempregados,mais de 10 mil crianças que chegam à escola sem tomar pequeno almoço,a Deco recebeu mais de 5000 pedidos de ajuda sobre o endividamento de famílias que têm a ver com( cortes salariais,nas horas extras,e ordenados em atraso)que são causa de 69% dos cinco mil pedidos.
As TVS e os jornais mostrou-nos e dão-nos noticias das campanhas de solidariedade (das muitas toneladas de alimentos,dos milhares de homens e mulheres que participam)mas ao mesmo tempo,dizem-nos e mostram que apesar da solidariedade, aumenta a fome e o numero de Portugueses famintos,apesar das dádivas,é caso para todos nos interrogar-mos e perguntarmos a nós próprios para onde caminhamos?.Ou para onde nos querem levar estes governantes?.
Quando aquilo que nos anunciam não trás nada de bom,uma vez que nem eles próprios acreditam,é só ver as suas declarações,na comunicação social ou na Assembleia da Republica,ou nas reuniões na Europa(uma verdadeira trapalhada)um dia dizem uma coisa no outro dia outra, o que todos temos certo é que quem nos governa está a levar o País e os Portugueses ao desastre.
São mais Privatizações,cortes na saúde e no ensino,cortes nos salários,pensões e subsídios,aumento do desemprego, falências e o aumento da fome para milhares de Portugueses.
Sou dos que acredito que existe alternativa a esta politica e a este governo,mas não vai lá só com solidariedade,nem com gente solidária;Se é certo que é de louvar os milhares de homens e mulheres que dão tempo e esforço,que tiram do seu para dar aos outros, que hoje vivem em condições indignas,no Portugal de Abril.
No PORTUGAL DE ABRIL que acabou com a Guerra colonial,que nos deu o direito à saúde ao ensino,ao trabalho com deveres e direitos,deu-nos a possibilidade de nos manifestarmos,fazer greve,votarmos,eleger e ser eleito e de respirar-mos alguma liberdade,hoje tudo começa a estar a ser ameaçado,é necessário dizer não,como ontem milhares o disseram no Porto e no dia 15 o vão dizer em Lisboa.
A SOLIDARIEDADE É MUITO IMPORTANTE MAS NÓS QUEREMOS DIREITOS E TEMOS QUE LUTAR POR NÓS E PELOS VINDOUROS.

domingo, 2 de dezembro de 2012

EU ESTIVE LÁ?! NÓS ESTIVEMOS LÁ.!?

Terminou hoje o XIX congresso do Partido Comunista Português,não fui delegado,nem convidado,mas mesmo assim, sem estar fisicamente presente,eu e milhares de comunistas,não fomos esquecidos nem ignorados,estivemos presentes,mesmo estando ausentes do local do congresso?,
Mas não fomos só nós os comunistas que estivemos em Almada,também,os trabalhadores,os reformados,os jovens,os pequenos e médios empresários e por todos,os que sofre os malefícios desta politica,os que anseiam e lutam por um Portugal e um Mundo  de Paz,e de progresso para todos,porque queremos e lutamos em unidade para alterar e por fim a esta politica de desastre,lutamos por uma nova sociedade que ponha fim à fome e à exploração do homem pelo homem,queremos e lutamos,por um Mundo melhor,que tem como objectivo o socialismo e o Comunismo,estivemos lá porque no XIX Congresso do Partido Comunista Português, se falou de nós e dos nossos problemas,do desemprego e do emprego,da fome e do capitalismo e das injustiças do mesmo,da banca,das dividas da banca e dos escandalosos lucros da mesma,falou das casas e das rendas e dos que casas não tem,da educação e de propinas,da saúde e dos negócios entre os privados e o Estado,das falências,das privatizações,da justiça e da injustiça,da Constituição dos seus valores e na defesa da mesma,falou do Portugal de Abril,da Europa,falou das politicas praticadas que nos têm levado a esta grave situação,falou-se do governo do PSD/CDS e de um futuro governo patriótico e de esquerda,das autarquias,de eleições e de batalhas eleitorais,falou da resistência do Partido,da grandiosa luta do nosso povo e aponta caminhos e alternativas a esta politica e outro rumo para por fim a esta politica de desastre para o País.
Estivemos lá sem lá termos estado,muitos dirão que é impossível,eu direi que foi possível e que não foi milagre,estivemos lá porque lá se discutiram os nossos problemas,lá discutiu-se Portugal e os Portugueses,por essa razão estivemos lá sem lá termos estado.  

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SOMOS IGNORANTES MAL AGRADECIDOS E VELHACOS ?

Temos mais de VIII Séculos de história,mas contra a minha vontade,somos Ignorantes,mal Agradecidos e Velhacos?.Durante anos vivemos acima das nossas possibilidades,gastámos a tripa forra,comprámos casas e carros novos ou  em 2ª mão,alguns de nós fizemos férias, e fomos ver o Algarve e com estes abusos de novos ricos,endividámos este Pais à beira mar plantado,(fomos nós os culpados) e agora não aceitamos esta politica,politica que é necessária,que os nossos Extra ordinários Governantes,aplicam porque não existe outra alternativa e,é para o nosso bem,(os pobres até por norma vão para o céu) e,é para bem de Portugal,vamos milhares para o desemprego,porque é necessário,tiram-nos os abonos de família, vários subsídios entre eles o de natal e férias,e andam por aí uns ignorantes,mal agradecidos e muito,mesmo muito velhacos,que chamam a isto (Roubo)quando isto é necessário para pagar a divida que nós contraímos com a bela e rica vida que levámos,temos que entregar casas,carros e ir junto das instituições de caridade para enganar a fome,a fome que já existe em todos os concelhos do País«devemos ficar todos muito gratos a tanta gente boa que estão nessas instituições».
Dizem-nos da Europa,a Europa onde é decidido a politica que fazemos que temos o 2º melhor Ministro das Finanças da zona euro e muitos de nós por ignorância,mal agradecidos e velhacos,fazemos greves,manifestações e vários protestos,são Militares,Guardas,Policias,Médicos ,Professores,Estudantes,Operários,Empregados e Desempregados,Bombeiros,Comerciantes e Reformados e Pensionistas.Como se vê somos muito injustos com o Ministro Victor Gaspar devia-mos todos estar,orgulhosos, quietos,calados e com um sorriso nos lábios.
Ontem viemos saber que 1800 portugueses por dia,deixaram de ir às Urgências Hospitalares,quem é que pode ser contra esta politica,só por ignorância,mal agradecidos (a obra está há vista) o Ministério da Saúde,poupou milhões de euros e pelas idas ás urgências estamos todos mais elegantes e saudáveis devemos estar muito agradecidos aos nossos Governantes.
Todos nós sabemos que milhares de crianças iam para a escolas sem tomar refeições,mas o Ministro da Segurança Social Mota Soares,como bom homem e clarividente dirigente da caridadezinha deu orientações para que isso viesse a ser resolvido o mais rapidamente,uma vez que para bem de nós e de Portugal os pais dessas milhares de crianças,têm que estar no desemprego,a fome pode existir em casa mas na escola não?.
Existe um Secretário de Estado que dizia e muito justamente,que Portugal e os Portugueses têm um 1º Ministro de tanto valor que merece um ( Estátua) só quem não vê,ou não quer ver,e que está contra esta politica e este governo.
Eu e por azar meu,sou dos ignorantes,dos mal agradecidos e faço parte dos velhacos dos que se manifestam,dos que estou contra esta politica,porque penso e tenho a certeza que existe outro caminho e outro rumo para Portugal,estou solidário com os que no dia 27  mais uma vez,vão-se manifestar junta da Assembleia da República contra este Orçamento,Orçamento que nos vai aumentar impostos,tirar direitos e levar mais uns milhares para o desemprego,levando consigo a fome e a miséria a muitos mais portugueses.

sábado, 17 de novembro de 2012

AS CLASSES EXISTEM E LUTAM!...

Contrariamente ao que nos querem fazer crer,as classes existem e nestes tempos,estão em luta aberta.
A Greve Geral de dia 14 foi bem elucidativa,centenas de milhares de trabalhadores fizeram greve e manifestaram-se em varias cidades do País e da Europa o que prova que o que nos dizia Marx no já longínquo ano de 1948 no«Manifesto do Partido Comunista.A história de toda a sociedade até agora existente é a história de lutas de classes».
No momento que vivemos,não me impressiona nada  ver governantes,deputados,e comentadores muitas vezes tecerem opiniões,que a greve é um direito,mas insinuam como,maus e inconscientes e pouco patriotas os estivadores,que recebem salários de 6 mil euros,( NÃO ME PARECE QUE ISSO DOS 6 MIL EUROS SEJA VERDADE) e continuam a fazer greve, podo em causa as exportações,como se os administradores dos portos nada tivessem a ver com esta situação.
Em relação há Greve Geral, saúdam em primeiro lugar os trabalhadores que não fizeram greve,como se fouce possível haver comparação,é que fazer greve para além de perder o dia de salário,é muitas vezes,necessário muita mas mesmo muita coragem e no momento que vivemos em que a luta de classes está ao rubro,com perda de direitos,na saúde,no ensino,quando é mais barato e mais fácil despedir,quando todos os dias encerram empresas e aumenta o desemprego,quando centenas de milhares de desempregados não recebe subsidio de desemprego,quando milhares de crianças passam fome,quando se tiram filhos do ensino superior por falta de dinheiro,quando se entregam casas e carros, é na verdade necessário muita e muita coragem para fazer greve.
Eu compreendendo os que pelos mais diversos motivos não fizeram ou não puderam fazer greve, mas contrariamente aos governantes aos deputados e aos muitos comentaristas ,quero mais uma vez agradecer a todos os que puderam e tiveram a coragem de fazer Greve.O MEU MUITO OBRIGADO.
É nestes momentos que é muito importante ler outros livros,outros autores e outros jornais,que por vezes se dizem de referencia,mas não passam de verdadeiros,instrumentos,desta sociedade que faz cada vez mais pobres e permite a concentração da riqueza na posse de uns poucos.
Termino com o que escrevia Lénine em 1913 sobre a História e a Luta de Classes, porque me parece que apesar de serem escritas à 99 anos estão actuais.«Os homens sempre foram em política vitimas ingénuas do engano dos outros e do próprio e continuarão a sê-lo enquanto não aprenderem a descobrir por trás de todas as frases,declarações e promessas morais,religiosas,politicas e sociais,os interesses de uma ou de outra classe»

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AMANHÃ VAI HAVER GREVE.

Ontem esteve cá Angela  Merkel,reuniu com o Sr.Presidente da República,Cavaco Silva,com o 1º Ministro Passos Coelho,com Empresários Portugueses e empresários Alemães os trabalhadores ontem não contavam,não tinham grande importãncia nem contavam para o que a Sra.vinha cá fazer,foi um encontro de amigos mas quem paga os erros políticos vão ser os trabalhadores.
Amanhã é outro dia  é dia de greve,«dizia Jorge Amado no seu livro Capitães Da Areia A Greve É A Festa Dos Pobres» a greve no Portugal de Abril é um direito e devia ser para os pobres, também um dever,mas todos nós sabemos que assim não o é?não por falta de vontade!mas porque fazer greve,neste momento e apesar dos ataques que todos os dias os trabalhadores sofrem é necessário,ter trabalho,ter emprego com direito e deveres, coragem,consciência e ser-se livre que é coisa que muito boa gente não têm.
Eu porque faço parte dos Pensionistas e Reformados,não conto para a greve,por essa razão apesar das queixas justas que tenho contra este governo,não faço Greve; Mas estou com todos os grevistas,admiro e respeito a vossa coragem,o vosso exemplo, admiro a vossa luta,ficou-lhes grato por fazerem Greve,mais ficou-lhe em divida,divida impagável,eu e milhares de Portugueses,que estamos impedidos de fazer Greve, milhares porque estão desempregados,milhares com trabalho precário,outros porque não podem, ou porque têm medo,medo de perder o emprego,outros porque perder um dia de salário é juntar mais fome onde já ela existe, ou porque muitos de nós, estamos já Reformados,sempre e sempre gratos,pela luta que estão travando contra esta politica,muito,muito obrigado.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ARRE!...ARRE!...PORRA!...QUE É DE MAIS !...

É Caso para dizer,que os trabalhadores,os reformados ,pensionistas e outros portugueses que não,foram,não são,nem nunca serão administradores,nem da GALP, Nem da EDP,da Banca Nacionalizada,ou Privada,nem são reformados e pensionistas,dos que recebem reformas e pensões de milhares de euros,reformas e pensões que alguns recebem,chegou a altura de dizer basta,que saiam do governo,deixem de levar à prática esta ruinosa politica e de lhes gritar bem alto,Arre!...Arre!...Porra Que É Demais!...
Como é que é possível,que este governo do PSD/CDS,que se dizem  e afirmam como Sociais Democratas e Democratas Cristãos,juntamente com a TROYCA, e com esta passividade(VIOLENTA) do PS que nem é carne nem peixe, com o silêncio e o assobiar para o lado, de alguns dos Sindicatos da UGT,em relação à Greve Geral do próximo dia 14,«Greve que no mesmo dia se fará também em Espanha e na Grécia» para proporem e quererem,submeterem, milhares de homens e mulheres, a tantos e tão,brutais e desumanos sacrifícios.Mas sempre em nome do cumprimento das nossas obrigações ao pacto assinada pelo PS/PSD e CDS,com a TROYCA.
É um crime o que quer a TROYCA,este Governo e alguns patriotas de barriga cheia,através desta má politica,politica de destruição e de submissão ao grande capital, condenar, todos aqueles,com o saber,do seu trabalho e o amor a Portugal, tudo fizeram,para tornar um futuro melhor,para todos.
O desemprego a fome,existe para muitos,muitos, que nada,mas mesmo nada, têm com a divida,homens e mulheres, que nunca receberam benesses,nem favores,do poder, mas como é,possível que sejam eles e não os outros a pagar as dividas;Dividas que a banca e outros poderes,não democráticos,nem patriotas contraíram,dividas e mais dividas, sem prestar contas das suas actividades ao povo,que a nossa Constituição consagra,povo que através do voto e do regime democrático,fez deles governantes e assim lhes proporcíonar, este poder, por vezes contrário a nossa Constituição,poder que hoje lhes serve para aumentar impostos,cortar na saúde, no ensino,nas reformas e nos subsídios,é uma vergonha e está na altura de dizer,Arre!..Arre!...Porra!...Que É De Mais!...
Depois de assistir ao debate do Orçamento de Estado; das propostas que ele contem.Depois de ouvir e ver Marques Mendes,Ex.Ministro;EX dirigente máximo do PSD,actual comentador Politico da TVI e Conselheiro de Estado;É caso para dizer Arre!...Arre!...Porra! Que É Demais!...Está na altura de dizer não à TROYCA,a este GOVERNO e a estes Comentadores,que tudo sabem, mas na verdade pouco ou nada sabem,mas estão ao serviço desta politica,politica de ruína,de miséria,que querem condenar milhares de Portugueses à fome,esta gente não serve nem os interesses de Portugal ,nem dos Portugueses.
ARRE!... ARRE!..PORRA!...QUE É DE MAIS!...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O TEMPO ENSINOU-NOS,OU NÃO?!...

O tempo ensinou-nos,ou não?.
Que quem esteve no acordo com a TROIKA PS/PSD e CDS já ontem como  hoje dizem e fazem uma coisa,amanhã outra, (e não se envergonham)foi sempre assim,desde a Revolução de Abril,estiveram com o grupo dos nove,passado pouco tempo,deixar de estar,aprovaram a Constituição(menos o CDS) passado pouco tempo alteraram-na e não satisfeitos com as malfeitorias que fizeram e que continuam a fazer,já falam outra vês em alterar e para pior, o texto que já outras vezes modificaram.«nunca mas nunca ficaram satisfeitos».
São eles que escolheram os juízes do tribunal Constitucional,dizem que aceitam as decisões mas estão contra elas.
Eram todos(menos CDS)pelo Socialismo,uns meteram-no na gaveta,outros assumiram-se  como Sociais Democratas e Democratas Cristãs,hoje juntamente com a TROIKA praticam a politica NEO LIBERAL que leva a mais despedimentos.
Dizem que este Orçamento não é a sua Matriz nem tem a ver com o seu pensamento politico nem  com a sua prática politica,dizem-se até contra a muitas coisas inscritas no mesmo,mas vão aprova-lo e desta forma continuar a destruir as conquistas de Abril.
Querem reduzir ainda mais os apoios sociais (designadamente no desemprego,na doença e na velhice)mais cortes na saúde e no ensino,aumento de impostos,com esta politica é o aumento do empobrecimento,são casas que se vão,são filhos que não podem estudar,é a saúde que piora é a caridadezinha  e a mendicidade que aumenta, assim como a fome e a violência.
O ditador de Santa Comba dão a 28 de Maio de 1930 no  aniversário da ditadura fez uma intervenção a que a determinado passo dizia«dizem que os Reis não têm memória;parece que os povos têm muito menos ainda».
Eu quero pensar que apesar de mais de trinta anos da mesma politica,apesar das promessas não cumpridas,dos enganos que nos têm feito,e sempre em nome do bem estar,da liberdade,da democracia e agora dos compromissos com a TROIKA.O povo têm que ter e têm, memória o ditador Salazar não tinha nem pode ter razão?.
As lutas mais diversas continuam todos os dias e em vários locais,mas pelo seu significado é de destacar a concentração da próxima quarta-feira junto ao Parlamento e a greve geral ,a 14 de Novembro.
É necessário uma outra politica e outro governo para por fim a esta politica e ao Pacto de Agressão que está a ser usado contra o povo e o país.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ESTE GOVERNO ESTÁ MORIBUNDO?

Este governo está moribundo?,Nem os defensores desta politica,dos que assinaram o Momurando da TROIKA,dos membros e dos deputados dos partidos da maioria estão de acordo com o Orçamento ontem apresentado pelo Ministro Gaspar,ninguém se entende mais parecem um saco de gatos.
Mas estas alterações no comportamento da maioria e do próprio PS,tem muito a ver com a luta que está a ser travada,pelos trabalhadores e pelo nosso povo,que se manifesta todos os dias nas ruas.
Mas mesmo assim não vai ser fácil alterar esta situação,é só ver o que foi ontem o programa PRÓS E CONTRAS e ver o namoro entre o deputado e vice presidente do grupo Parlamentar do PSD «Carlos Abreu Amorim e o dirigente máximo da UGT João Proença»é verdade que o debate não correu de feição aos defensores de esta politica,mas também é verdade que existem outras alternativas mas que quem as defende e propõe não estava lá caso do Secretário Geral da CGTP/IN Arménio Carlos,isto faz-me lembrar o que escrevia Pablo Neruda,no seu livro «Confesso Que Vivi,sobre os comunistas»a determinado passo escrevia..Todos devem festejar a morte do sanguinário Trujillo,menos os que mais duramente o combateram.
No programa de ontem faltou a voz de quem mais tem combatido,mais propostas alternativas apresentou a este governo e a esta politica;politica que a ir avante levaria o País a entrar num descalabro económico,financeiro e social,porque este Orçamento não nos levará a sair da crise, como já o dizem muitos dos fazedores de opinião,dos comentadores de serviço,apoiantes deste governo e  membros destacados dos partidos que assinaram o Momurando  com a TROIKA PS/PSD e CDS.
No momento que escrevo está a realizar-se junto da Assembleia da República,uma manifestação de homens e mulheres da Restauração que com esta politica,estão em risco o encerramento de milhares de empresas e o desemprego de dezenas de milhares de  trabalhadores.
Ninguém pode ficar indiferente a esta situação porque todos vamos ser atingidos,só a luta organizada dará resultado.
O passado diz-nos que é necessário estar atento,nas manifestações,aos que nada tem a ver com os protestos nem com a justa luta de quem as faz,mas estão lá só para provocar e para dar razão a quem  nenhuma razão tem.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Pasmado e Indignado.

Gonzalo Torrente Ballester escreveu um livro com o titulo a Crónica do Rei Pasmado,o livro fala de um Rei que ficou pasmado,extasiado ao ver pela primeira vez uma mulher nua.
Eu  e milhões de portugueses também ficamos pasmados,não por ver pela primeira vez uma mulher nua,mas pelas péssimas noticias que nos chegam,mas ao mesmo tempo sentimos uma grande  indignação e até alguma raiva,porque a ser verdade,e se este governo conseguir tudo aquilo,que tem como seu objectivo o empobrecimento dos Portugueses, se a situação em que vivemos já é má,com estas propostas com toda a certeza vão ainda piorar,para o nosso País,para a grande maioria dos portugueses,tornando a sua vida num verdadeiro inferno,sejam eles trabalhadores,reformados e pensionistas,pequenos e médios agricultores,industriais,comerciantes,ou de serviços,estejam eles doentes,desempregados,ou à procura do primeiro emprego, vai por na rua milhares de funcionários públicos,sejam eles dos serviços centrais ou das autarquias,todos,mas todos, vamos pagar mais impostos,ou cortes nos subsídios,é o aumento das falências,aumento do desemprego,e da pobreza que para além de trazer novos problemas vai trazer mais fome.
Hoje no debate que se realizou na Assembleia da República o 1º ministro Passos Coelho acusou o PCP de contribuir com a sua linguagem de denuncia destas medidas,é um incitamento à violência,mas haverá maior violência do que condenar homens, mulheres,crianças há extrema miséria,o sr 1º ministro não sabe nem imagina o que é a fome,nem sabe que com estas medidas vai fazer de homens sérios e honrados,gente que não vai ter a possibilidade de cumprir,com os compromissos assumidos,com a habitação,com a saúde,com o ensino,estas medidas,são tão violentas,que são contra a própria dignidade dos seres humanos.
A indignação dos Portugueses é fruto e obra desta politica e desta governação,o governo não pode passar as culpas para quem não as têm.
Dirijo-me a todos porque todos vamos ser atingidos tenham ou não votado nos partidos que nos governam,ou nos partidos da oposição isto só muda através da luta,mas a luta não é fácil,nem pode ser só de uns tem que ser de todos,desde o dia 5 que se realiza a «Marcha Contra o Desemprego,por um Portugal com Futuro»pelas ruas do Minho,do Algarve,do Porto,do Alentejo e neste momento anda pelos arredores da capital,porque vai terminar amanhã dia 13 em Lisboa,quantos de vós conhecem como está a decorrer a Marcha, Onde têm andado a comunicação social,que todos os dias nos fala de tudo,mesmo do que nada  interessa, mas tem praticamente ignorado,esta importante iniciativa da CGTP na defesa do emprego e contra esta politica,como vêem a luta não é fácil mas elas as lutas realizam-se e vão aumentando os seus participantes,amanhã vamos ter a prova até as TVS os jornais e as rádios vão estar presentes.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AINDA NÃO SÃO RATOS MAS PARA LÁ CAMINHAM

Todos nós ouvimos dizer e por várias razões,que quando o barco começa a meter água os ratos são sempre os primeiros a sair do navio.
É certo que o nosso País não é nenhum navio, mas vamos imaginar que o é,e que este mau governo do PSD/CDS são os responsáveis por dirigir o barco e que o povo são os passageiros desta caravela que está a meter água,POR TODOS OS LADOS,já assistimos a muitos dos mais acérrimos defensores deste governo e desta politica, ao verem que esta politica e esta governação, não nos levará a bom porto começa a ter o comportamento dos ratos quando o navio se está a afundar.
É CERTO QUE AINDA NÃO SÃO RATOS MAS PARA LÁ CAMINHAM!
Clamam que é necessário alterar o governo,explicar as medidas mas ainda não gritam,que é necessário mudar de politica,mas por este andar mais cedo que tarde aí estarão eles a mudar de discurso para ficar tudo na mesma,mas o povo o que se manifesta nas ruas,os partidos que apresentaram as moções de censura,a CGTP que organiza os desempregados na Marcha Contra o Desemprego,Por um Portugal com Futuro  que se iniciou no dia 5 e vai decorrer até dia 13 e que o seu Conselho Nacional decidiu para 14 de Novembro GREVE GERAL,quando Ministro que sai à rua os apupos e protestos são seus companheiros nada pode impedir que este governo que muitos já dizem estar a prazo que vá cair.
Mas que é,que nós assistimos,um PS que não é carne nem peixe,está contra este governo mas quer que lá se mantenha,nas moções de censura fica pela ABSTENÇÃO e trás para a opinião pública a redução dos deputados,(querem ficar só eles PS e PSD),querem fora da Assembleia que os critica,critica na maioria das vezes,com toda a razão,nós que somos eleitores do Distrito de Portalegre sabemos bem o que são os deputados eleitos pelo PSD e PS.
Leva e levanta mais problemas,na Assembleia da República,o deputado que não foi eleito com os nossos votos nem no nosso Distrito, faz mais visitas a empresas,Hospitais,autarquias, o deputado do PCP João Oliveira eleito pelo Distrito de Évora que os 2 deputados eleitos no Distrito de Portalegre.
Ouvimos cada vês com mais frequência,aos membros deste governo,aquilo que ouvimos no Futebol quando se preparam para substituírem o treinador,tudo vai bem mas no outro dia está na rua,os membros do governo dizem que estão unidos,(é ver a cara de Portas e de outros dirigentes e deputados do CDS)é ver as TVs e o povo na rua,apesar dos sacrifícios, dos protestos a que todos assistimos,das vozes de muitos dos chamados Barões do PSD dizerem que existem coisas que não vão bem,eles governo estão bem e no bom caminho.
O POVO O IRÁ DIZER MAIS RÁPIDO DO QUE ESTE GOVERNO ESPERA.VAMOS AGUARDAR LUTANDO PARA FAZER TUDO PARA MUDAR DE POLITICA.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ERRO OU MENTIRA?..

Diz o Dicionário Da Língua Portuguesa da Porto Editora que erro (é) acto de errar;inexactidão;culpa; engano;pecado;ilusão;doutrina falsa.
Mentira (é)acto de mentir;afirmação contrária à verdade,com intenção de enganar;engano propositado;falsidade;peta;ilusão;embuste;erro;vaidade.
No sábado passado quando centenas de milhares de portugueses protestavam,na maior manifestação da CGTP contra esta politica de desastre,o doutor António Borges afirmou que os empresários que não gostaram das mudanças pretendidas pelo governo de Passos Coelho «são uns ignorantes» sendo uma afirmação sem pés nem cabeça, se é certo que estas infelizes afirmações só dizem respeito ao doutor Borges e aqueles que ele defende,o que me parece grave para os trabalhadores em especial os funcionários públicos,quando errou ou mentiu?quando disse que 80% da despesa do Estado são vencimentos de funcionários públicos,quando a verdade é que a despesa com os salários andam por volta dos 20%.
Como é que o doutor António Borges quadro destacado do PSD,que foi Presidente da Assembleia Municipal de Alter do Chão,quadro de topo da Goldman Sachs e do FMI,hoje conselheiro do Governo,pode dizer esta barbaridade?,cometeu um erro ou mentiu?
Todos nós sabemos que o doutor António Borges,pode não ser o doutor que muitos querem que nós acreditamos que seja,mas mesmo não o sendo,todos nós sabemos,que ele doutor Borges,sabe muito bem que os salários dos funcionários públicos, só são à volta de 20 % e não aos 80 % como ele o disse,nesse sábado,no Algarve: volto a perguntar;porque será que o disse?,foi erro ou mentira?
O Mundo não pára, nem pode andar para trás,queiram os doutores Borges e os nossos Governantes,as lutas por um mundo melhor, lutas que são do ontem e de hoje e continuam actuais,as greves e manifestações fazem-se todos os dias e em todos os locais,apresentam-se Moções de censura no Parlamento contra esta péssima política;mas também é certo que esta politica continua a fazer os seus estragos,aumentam os desempregados,encerram empresas,as privatizações não param;existem menos professores nas escolas,Com poucas duvidas, esperamos o orçamento para conhecer que maldades aí vêm,mas na verdade é que a cada dia mais portugueses lutam e dizem não a esta política.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ESCREVER COM A AJUDA DE «PABLO NERUDA»

No sábado cerca de um milhão de Portugueses,estiveram na rua,dizendo não a esta politica,que nos põem no desemprego,que nos empobrece,que nos tira direitos,na saúde,no ensino,em tudo que nos dá dignidade e a alegria de viver.
Este milhão de Portugueses,que se manifestaram,fizeram-no para dizer que não querem este rumo,nem esta politica,que é necessário renegociar a divida e outro caminho,para Portugal e os Portugueses.
No momento em que escrevo,o 1º Ministro recebe,os patrões e a UGT,e ainda esta semana vai reunir o Conselho de Estado,mas antes de se saber o que vai dizer o Presidente da República e o 1ª ministro,alguns conselheiros,muitos analistas,jornalistas,políticos da área do poder,defensores deste pacto e desta politica,vieram muito preocupados com o rumo que a politica pode tomar,o que estes senhores pretendem,é dar a ideia que alguma coisa vai mudar mas no que é essencial fica tudo na mesma.
Isto faz-me lembrar um texto de«Pablo Neruda de um dos seu livros,Confesso que Vivi e cujo titulo era o seguinte Os Comunistas»que eu vou por parte deste porque me parece sem ter nada a ver com a situação que estamos a viver pode ajudar a ver claro o que estes senhores pretendem.
                                                            Os Comunistas.
...Passaram bastantes anos desde que ingressei no Partido...Estou contente...Os comunistas constituem uma boa família...Têm a pele curtida e o coração valoroso...Por todo o lado apanham pauladas...Pauladas exclusivamente para eles...Vivam os espiritistas,os monárquicos,os aberrantes,os criminosos de vários graus...Viva a filosofia com fumo mas sem esqueletos...Viva o cão que ladra e que morde,vivam os astrólogos libidinosos,viva a pornografia,viva o cinismo,viva o camarão,viva toda a gente menos os comunistas...Vivam os cintos de castidade,vivam os conservadores que não lavam os pés ideológicos há quinhentos anos...Vivam os piolhos das populações miseráveis,viva a força comum gratuita,viva o anarco-capitalismo,viva Rilke,viva Adré Gilde com o seu coribantismo,viva qualquer misticismo...Tudo está bem...Todos são heróicos...Todos os jornais devem publicar-se...Todos devem publicar-se,menos os comunistas...Todos devem festejar a morte do sanguinário Trujilo,menos os que mais duramente o combateram...Viva o Carnaval,os derradeiros dias do Carnaval...Há disfarces para todos...Disfarces de idealistas cristãos,disfarces de extrema-esquerda,disfarces de damas beneficentes e de matronas caritativas...Mas cuidado,não deixem entrar os comunistas...Fechem bem a porta...Não se enganem...Não têm nenhum direito...Preocupemo-nos com o subjectivo,com a essência do homem,com a essência da essência...Assim estaremos todos contentes...Temos liberdade...Que grande é a liberdade!...Eles não a respeitam,não a conhecem...A liberdade para se preocupar com a essência...Como a essência da essência...
Agora onde estão comunistas ponham lá trabalhadores,onde estão aqueles senhores da América Latina é só por alguns senhores que têm problemas com a justiça e vejam lá se o que disse Neruda não está actual?..

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

E AGORA!!!

Depois de ouvir-mos Sexta Feira o 1º Ministro e depois de ouvirmos em conferencia de imprensa e na Assembleia da Republica o Ministro das Finanças,é de perguntarmos aos trabalhadores do publico e do privado,aos reformados e pensionista,aos desempregados,aos milhares que trabalha em situação precária,aos jovens que acabaram os seus cursos e não arranjam trabalho e agora !Que Fazer?que resposta a esta guerra que este Governo de classe,declarou aos trabalhadores e ao 25 de Abril,com o aumento dos descontos para a Segurança Social e a redução do valor pago pelas empresas,está visto que o que é aumentado(ROUBADO) aos trabalhadores,vão parar directamente aos bolsos do grande patronato.
É certo que vivemos uma crise;É certo que a troika nos presta dinheiro e que nos quer cobrar muito mais que aquilo que nos emprestou,mas também é certo que a crise,esta crise,têm culpados,Nacionais e Estrangeiros,é uma crise provocada pelo grande capital o tal que Pátria não têm,e que vê nos trabalhadores,todo o mal e ao mesmo tempo a solução dos seus problemas,despedindo,baixando salários aumentando os dias de trabalho,cortando férias e outros direitos,isto assim não pode ser chegou o momento de dizer basta.
 No nosso País,que nos dizem que gastámos acima das nossas posses,é bom lembrar que os trabalhadores Portugueses tem dos salários mais baixos da Europa do Euro,mas os administradores das grandes empresas publicas ou privadas,alguns deles são dos mais bem pagos da Europa.
Existem com toda a certeza culpados e os culpados são os Governos dos últimos 30 anos,sejam eles do PS,só ou acompanhado pelo CDS ou PSD,ou virando o disco,com musica idêntica, com a chefia do PSD só,ou acompanhado pelo CDS,porque foram eles que reduziram,as pescas,agricultura e a industria pesada,foram eles que fizeram as privatizações,que criaram sindicatos e centrais Sindicais (caso da UGT) só para dividir para melhor reinar,foram eles que se diziam e foram defensores da( Reforma Agrária,das Nacionalizações,da Banca do Estado e de uma sociedade a caminho do Socialismo excepto o CDS)para mais tarde uns meteram o socialismo na gaveta,outros deixaram  de ser sociais democratas para ser puros liberais e praticarem uma politica NEO LIBERAL.Se alguém têm que pagar pela situação que vivemos,serão todos menos os trabalhadores,mas para isso não basta ficar só a ver a banda passar,é necessário que muitos dos que se têm limitado a assistir a este ataque sem precedentes no Portugal de Abril,se juntem aos que protestam,aos que dizem não a esta politica,porque existem outras alternativas,outro rumo para Portugal e para os Portugueses.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CAMPO MAIOR TAMBÉM VAI ESTAR NA FESTA DO AVANTE.

Num momento em que milhares de Portugueses,vivem e passam por dificuldades,inimagináveis,trabalho não têm,a casa,a sua casa,deixa de ser sua e passa a ser do banco,os míseros euros que lhes  dava para passear de carro,para jantar fora com a família ,hoje não existem?.(comer só em casa e é preciso ter comida mesmo que seja dada pelas dádivas,das recolhas de alimentos junto dos SUPER-MERCADOS,ou seja caridádezínha.
Quando,ouvimos,vemos,e lemos, os mesmos de sempre,sejam eles ex Ministros,comentadores do regime,actuais Ministros,ou Gestores empresariais,pagos principescamente;alguns verdadeiros tubarões,«como os retratou Freitas do Amaral»(ESTE NÃO É NEM NUNCA FOI COMUNISTA! NÃO TENHAM DUVIDAS) os que nos dizem hoje mas já nos diziam no passado que estamos no bom caminho,e que com as suas medidas,as suas brilhantes análises, nos apontam que o futuro é mais desemprego,é a subida e agravamento de impostos para os mesmos,«os que sempre pagaram e que eles querem que continuem a pagar»,que a saúde e o ensino não pode ser para todos?.Na verdade isto está mal mesmo muito mal para os que trabalham,para os desempregados,para os pensionistas, o País e a maioria dos Portugueses não estão para festas.
Mas mesmo assim eu quero-lhes falar de festa,quero-lhes falar da maior e mais bela FESTA DE ABRIL E DE PORTUGAL,A FESTA DO AVANTE;.FESTA DO JORNAL QUE EM PLENA DITADURA NUNCA FOI CENSURADO.
Uma festa que fala do passado,do presente e do futuro,de Portugal e dos Portugueses,uma festa que sendo a maior e mais bela festa da musica,da canção,do teatro,do cinema,da cultura,da ciência,da gastronomia,da juventude,da fraternidade entre os povos de todo o mundo,fala do trabalho dos trabalhadores,fala da luta,e da alegria,uma festa que dá voz aquém voz não têm e fala de um Portugal onde deixe de existir a exploração do homem pelo homem,fala de uma nova sociedade,fala do valor da liberdade.
Todo o nosso País vai estar na Festa e o nosso concelho para além dos que participaram na sua construção,que vão estar nos bares.restaurantes, participar nos debates,assistir aos espectáculos,também Campo Maior vai estar presente na festa do avante,na apresentação do livro de poemas de Filipe Chinita«maior é o povo Aqui  É Campo Maior»apresentação na festa do livro sábado pelas 15 horas,poemas que falam de nós,do nosso povo e do nosso concelho e no domingo no espaço Alentejo actuará as «Vozes Da Nossa Terra» que levará as nossas saías e os nossos cantares a maior e mais bela festa;(A FESTA DO AVANTE).

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JÁ DIZ O POVO É MAIS FÁCIL,APANHAR UM MENTIROSO QUE UM COXO?

Diz o ditado popular que é mais fácil apanhar um Mentiroso que um coxo?
Isto vêm a prepósito,do que muitas vezes nos querem fazer querer os defensores desta politica,Neo Liberal,tanto Governantes como opinadores  deste projecto injusto que fomenta e agrava as diferenças entre os que trabalham e os detentores do grande capital, «o tal que não têm Pátria»,dizem-nos eles que a média dos salários na televisão portuguesa,é de cerca de 40 mil euros mês,eu que não sou gestor de coisa nenhuma,digo-vos que isto faz-me lembrar a tal do frango 2 comem um frango,o que dos dois só 1 o come o frango, mas dá a média de 1/2 frango a cada um.
Dizem-nos que os serviços públicos,saúde,ensino,transportes,TV,etc.etc dão todos eles prejuizos,são  um sorvedouro dos dinheiros públicos,os gestores,os trabalhadores estão todos eles muito melhor no emprego, que os do sector privado,e que o que é público não sabe nem está a altura de servir e gerir os dinheiros, que o Estado e os Contribuintes lhes põem nas suas mãos,o que é privado é que é bom,por essa razão há que Privatizar.«Mas quem foi que nomeou os gestores,quem decidiu os salários principescos,foram os trabalhadores?foram os contribuintes? ou foram os Governantes?.É caso para perguntarmos porque será que todos os dias fecham no sector privado dezenas de empresas nos diversos ramos e de diversas dimensões ,porque será que só na construção o sector perde 90 empregos por dia,ou porque será que o desemprego aumenta todos os dias,será por não saberem gerir ou será fruto desta politica,de ruína,que nos está a levar a maioria dos portugueses a níveis de vida que pensámos não ser possível no nosso País,em pleno século vinte e um,muitos portugueses estão já em plena miséria,e a não haver alterações a este rumo,muitos mais para lá vão parar.
Existe outras propostas,têm que,pagar a divida,mas renegociar a divida enquanto possível,apostar na produção,criar emprego,aumentar os salários,por fim a esta loucura das privatizações,senão será o carro que se vai,a casa,que se deixa de pagar, a saúde que deixa de ser para todos,o desemprego a aumentar,a caridade a aumentar,os sem abrigo começam a ter mais companheiros,situação que a todos nos devia envergonhar.
Mas ninguém pense que com a TROIKA,com este governo,com este PS que não é carne nem peixe,é só dizer que é necessário mudar de politica,vai ser necessário lutar e todos nós vamos ter que dizer o que queremos para o nosso País,se nos mantemos inactivos vamos pagar caro esta nossa postura Social.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ISTO NÃO PODE SER O FUTURO.

Todos nós temos as nossas duvidas,muitas incertezas sobre muitas coisas que nos rodeiam,sobre o mundo de que fazemos parte.
A maioria das vezes é por desconhecimento,ignorância e outras vezes é pela falsa informação que nos transmitem, por gente que nós temos como pessoas que sabem mas pelo que afirmam e pela realidade que todos nós observamos, nos levantam  as maiores duvidas e por vezes certos ou não cresce-nos uma revolta dentro de nós que só nos dá vontade de lhes chamar «Mentirosos,falsos,ignorantes,maldosos e trafulhas».
Isto vêm a prepósito, de que todos os dias de uma forma ou de outra,os órgãos de comunicação social,escrita e falada trazem-nos noticias que não podem ser verdade,porque a ser verdade é caso para perguntar-mos o que é que esta gente que nos governa,os senhores do grande capital,o os técnicos do Banco de Portugal,querem fazer aos trabalhadores, e a este País que se chama Portugal,quando o «Banco de Portugal nos diz ou insinua, que salários,dos Portugueses têm de cair 10%»que linguagem e medidas são  estas quando o salário mínimo em Portugal é 485 euros,quando só na região Norte,(segundo o Diário de Noticias)existem 57 mil trabalhadores com salários abaixo de 310 euros,como é possível falar em baixar 10% dos salários quando a fome passou a ser companheira todos os dias de milhares e milhares de  portugueses,quando muitos não têm dinheiro para pagar a conta da Luz e da água,como é possível falar em baixar salários quando todos dias sobem os combustíveis se fala que vai subir o pão,quando aprovaram uma nova lei do arrendamento chamada e bem como a lei dos despejos e que a ser aplicada,aumentará o número de sem-abrigo,quando soa por todo o lado novas e perigosas ameaças de novos cortes e de novos ataques aos subsídios de férias ou do natal,não só aos funcionários públicos e reformados mas a todos os trabalhadores.
Corta-se nos salário,nos subsídios,nas reformas,na saúde ,no ensino,mas os grandes grupos económicos continuam a arrecadar milhões e milhões de euros de lucro.Afirmava o SCRT:GERAL DO PCP na terça feira,que nestes últimos seis meses,13 dos principais grupos económicos arrecadaram 16 milhões de euros por dia.Vou repetir 16 milhões de euros por dia.
Muita coisa está mal e os portugueses terão que a por bem.Essa é uma tarefa de todos para bem do futuro de PORTUGAL.
PORQUE ISTO NÃO PODE SER O FUTURO

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TUDO VELHO?NADA DE NOVO!

Nos últimos dias mesmo em tempo de férias a politica esteve como sempre activa e sempre,como há milhares de anos favorável para os poderosos e péssima para todos aqueles que nada mais possuem do que a sua força de trabalho.
Os combustíveis voltaram a subir.Os grandes empreendimentos para o Alqueva de José Roquette,estão a não passar de projectos.O encerramento de empresas continua,assim como o aumento do desemprego  da emigração e do número de pobres.Os celebres submarinos e todo o seu negócio continua muito confuso, a comissão de utentes da Via do Infante manifestam-se junto às portas do Sr.Presidente da República e do 1ºMinistro esta é a vida mesmo em tempo de férias, por cá vamos ter uma nova festa, a rotunda da,Fonte Nova está quase pronta e para o próximo ano vai haver eleições para as Autarquias.
Na semana passada uma das noticias mais badaladas,foi uma não noticia,mas que o gabinete de impressa do PCP tratou de maneira exemplar "as afirmações dessa pessoa nesta como noutras matérias,não merecem qualquer crédito ou comentário"isto não passa de mais uma operação de diversão e um insulto ao PCP.
Eu já sabia que havia gente que eram capazes de dizer que os comunistas,comiam criancinhas ao pequeno almoço,ou davam injecções aos mais idosos,mas esta de usarem os AR Condicionado da FNAC para fazer espionagem,esta na verdade é nova no Anti Comunismo.
O que não é novo é que alguns ex filiados no PCP,se tornaram verdadeiros Anti Comunistas,basta lembrar António Barreto quando foi Ministro da Agricultura,ou Dr Mário Soares e o seu papel no 25 de Novembro e quando 1ºMinistro e agora Zita Seabra,sempre ouve e continuará a haver gente que por cá passou e que nunca devia cá ter estado,mas comunistas e o seu Partido continuarão a sua luta,já escrevia Álvaro Cunhal no seu livro o Partido com paredes de vidro.«Donde nos vem a nós comunistas portugueses,esta alegria de viver e lutar?O que nos leva a considerar a actividade partidária como um aspecto centra da nossa vida?O que nos leva a consagrar tempo,energias,faculdades,atenção,à actividade do Partido?O que nos leva a defrontar,por motivo das nossas ideias e da nossa luta,todas as dificuldades e perigos,a arrostar perseguições,e,se as condições o impõem,a suportar torturas e condenações e a dar a vida se necessário?
A alegria de viver e de lutar vem-nos da profunda convicção de que é justa  empolgante e invencível a causa por que  lutamos.
O nosso ideal,dos comunistas portugueses,é a libertação dos trabalhadores portugueses e do povo português de todas as formas de exploração e opressão.
É a liberdade de pensar,de escrever,de afirmar,de criar.
É o direito à verdade.» É caso para dizer na verdade é tudo velho e nada de novo,mas vamos continuar a luta para tornar este Mundo num Mundo melhor.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A POLITICA NÃO PÁRA,NEM FOI DE FÉRIAS.

A politica não pára,nem foi de férias.
Com esta politica,não saímos da crise mas?.
Vamos Privatizar a TAP?.
O Governo vai cortar 50% dos apoios a fundações.
13.306 professores vão ficar com horário zero?.A seguir vai vir o desemprego.
Temos nova lei das rendas,que segundo se prevê muitos vão  viver para debaixo da ponte?
As Universidades continuam a ter cortes e as propinas vão com toda a certeza subir?
Não ganhamos até hoje nenhuma medalha olímpica,mas temos trabalhadores que ganham 485 euros e segundo dizem os homens da TROIKA,os patrões e os governantes,que todos os que vivem à custa da sua força de trabalho,ainda ganham acima do que é possível pagar.È na verdade brincar com quem produz, os bens e a riqueza deste País que é o nosso e que queremos que continue a ser nosso.
Não ganhamos medalhas,mas depois da Espanha e da Grécia somos o País onde o desemprego é mais elevado,e a partir de ontem temos um código do trabalho,onde é mais fácil despedir,onde quem ainda tem a sorte de trabalhar, tem que trabalhar mais horas,tem menos férias e menos feriados,recebe menos pelas horas extraordinárias,e se for despedido recebe menos subsídios isto sempre em nome,da flexibilidade,da modernidade, da Pátria,do desenvolvimento e do progresso do País o que no meu entender é uma pouca vergonha,e uma falta de respeito pelos trabalhadores.
Mas temos verdadeiros heróis,dignos de todas as medalhas de ouro,prata,bronze,barro, ou até de latão,são eles os administradores de empresas,em que Miguel Pais do Amaral é o campeão é o administrador de 73 empresas,nada,mesmo nada comparado com António Nogueira Leite que no final de 2011 só era gestor em 25,mas essas empresas tinham o bonito nome de Brisa,EDP Renováveis e Retitus,como ficamos a saber ainda temos Portugueses que são um exemplo para nós,os tais que  só ganhamos e se tivermos emprego os 485 euros,os que entregamos as nossas casas aos bancos,os que como nós pagamos a crise,nós aquém nos roubaram o subsidio de férias e se preparam para nos tirarem o subsídio de Natal,nós que não sabemos e muito menos entende-mos é que existe compatriotas nossos que tem a capacidade,sem deitar pinga de suor de administrarem tantas e tantas empresas e sempre com excelentes resultados,nem a TROIKA,nem os Patrões,nem os  Governantes põem em causa tão importante desempenho destes brilhantes Portugueses.
Viva viva a nossa querida Pátria que tem Portugueses destes que a todos nos Orgulham

quinta-feira, 26 de julho de 2012

É TEMPO DE FÉRIAS,MAS A POLITICA NÃO PÁRA .

Estamos em crise!.Crise é a palavra que mais ouvimos?.Mas a crise atinge todos?,tenho as minhas dúvidas, senão vejamos,onde começam as minhas dúvidas.
Nos últimos dias a comunicação social escrita e falada deu nos,mais uma vês a conhecer que,o capital não tem pátria e que segundo se calcula que a «a elite global dos super-ricos»fez escapar às malhas do fisco e encaminhou para as offshores um total de pelo menos 21 triliões(mil milhares de milhões)de dólares o que equivale aos PIB somados dos EUA e do Japão.A crise aqui só existe para quem não pode fugir ao fisco!.
Hoje também ficámos a saber quem são os 10 mais ricos do nosso País,o mais poderoso o mais rico é Alexandre Soares dos Santos,actual presidente da Jerónimo Martins a firma que se lembrou de fazer promoções no dia 1º de Maio cuja fortuna está calculada em 2070 milhões de euros,«este benemérito diz-se que no 1º de Maio,o desconto dos 50%custou dez milhões de euros ao Pingo Doce»?.
O último da lista dos 10 mais ricos chama-se Luís Silva e ainda tem a modesta quantia de 521,0 milhões de euros? e ainda a TROIKA,os Governantes,os ópínadores do regime, dizem que estamos em crise e que é necessário baixar salários.
Só mais um exemplo para nos por a pensar o BPI o banco dirigido por Fernando Ulrich fechou o semestre com lucros de 85,1 milhões de euros e ainda nos dizem que estamos em crise,que temos que cortar na saúde ,no ensino encerramento mais 239 escolas do ensino básico,nos abonos de família onde o Estado deixa de pagar mais de meio milhão de abonos de família,o desemprego não deixa de subir,os combustíveis aumentam e primeiro ministro diz-nos "Não estamos a exigir de mais aos portugueses"apesar de nesse mesmo dia ter sido mais uma vês vaiado e assobiado,por manifestantes que o aguardavam junto à Câmara de Cantanhede.Este governo não vê,não ouve,nem tem em conta os dramas porque passam milhares de portugueses.
Vai encerrar para férias a Assembleia da República,os comentadores vão por norma de férias e deixam de participar nos abituaís programas de análise politica,mas a politica não vai de férias,o governo vai continuar a governar mal e ao serviço da TROIKA e dos mais poderosos,os trabalhadores continuarão a ser atacados em todas as frentes,os professores e enfermeiros continuarão a lutar pelo direito ao trabalho,continuará o desemprego,o número de pobres continuará a aumentar,as greves,as manifestações os protestos vão continuar,porque é justo lutar para tudo fazer para por fim a esta politica de desastre.vamos dizer não a esta politica.

terça-feira, 17 de julho de 2012

TUDO NA VIDA É POLÍTICA.

Tudo na vida é politica! e os seres humanos somos todos políticos mesmo aqueles que se orgulham e se dizem apolíticos.
A política é pão ou é fome,trabalho ou desemprego,contestações ou silêncios,justiça ou injustiça,explorados ou exploradores,ignorância ou sabedoria,ditadura ou liberdade,tudo é política!
 Na última semana a política esteve ao rubro, foi mais uma semana com muitos e muitos motivos para a maioria  dos Portugueses ficarem ainda mais preocupados;para além das já imensas e desumanas preocupações em que muitos já hoje vivem,fruto muito das decisões politicas anteriores que contribuíram e levaram ás perdas de casas,ao desemprego, as dividas por pagar,ao aumento da pobreza à fome,mas não satisfeitos com o mal que já fizeram,fruto da sua política os nossos governantes querem continuar a levar à pratica a mesma política,dizendo que estamos no bom caminho,que a troika os mandantes desta Europa,das desigualdades que nos cobram juros como verdadeiros agiotas e ainda nos dizem que somos um bom exemplo quando todos os dias e das mais diversas maneiras os Portugueses dizem não a este caminho de destruição deste País de mais de VIII Séculos, permitindo que o número de pobres  aumentem e que os mais ricos deste País ,da Europa e do Mundo cada vês sejam mais ricos e que Portugal e os Portugueses e outros povos sejam,mais pobres e menos livres.
Os portugueses têm todas as razões para lutar e dizer não a esta política e muitos portugueses já hoje como ontem o dizem, de diversas formas.
São  as denuncias e as propostas de alguns deputados na Assembleia da República.
São as manifestações dos utentes da saúde e das portagens de autoestradas.
São a defesa pelos autarcas e das populações da extinção de Freguesias e do encerramento dos Tribunais. São os movimentos dos jovens desempregados.
São os jovens licenciados aquém, lhes querem pagar o salário mínimo ou ainda abaixo dos 485 euros.
São os enfermeiros a quem querem pagar à hora menos que uma mulher a dias.
São as manifestações dos professores que segundo os (Sindicatos)está em vista a maior desemprego colectivo de muitos e muitos professores com largos anos de ensino.
Foi  a enorme grandeza e o êxito da greve dos Médicos,na defesa dos seus direitos,da sua dignidade e do actual SNS que todos os dias recebe ataques através das taxas moderadoras, cortes nos transportes,encerramento de serviços,redução de horários e o fecho de dezenas de centros de saúde.
Foram e são as constantes manifestações de desespero e indignação junto dos governantes,feitas pelos trabalhadores e as populações quando eles vão a inaugurações ou visitas como a que se passou ontem no concelho de Borba,o que prova,que é o fruto de estas políticas,a insatisfação é grande e que os Portugueses,de diversas idades, profissões, querem e lutam por outro rumo para o nosso País.

sábado, 7 de julho de 2012

TUDO É VELHO. MAS ATÉ PARECE NOVO.

Tudo é velho mas até parece novo.
   Todos os dias ficamos a saber que o momento que vivemos é um momento de grande actividade politica,social económica e onde se prevêem alterações,que os homens e mulheres normais temos dificuldades em entender.
Já fez mais de 30 anos (Aqui no nosso concelho) que um grupo de democratas colavam cartazes e que a policia de segurança apreendeu cartazes ,baldes e escadas,com o argumento que esses democratas e meus camaradas estavam a infringir a lei e por esse motivo foram julgados em Tribunal (onde foram absolvidos) e o meu amigo e camarada,Francisco Espada,« já hoje falecido»disse na altura que estavam a colar cartazes porque a Constituição lhes dava esse direito,o SR Doutor Juiz disse-lhe deixe lá a Constituição para o SR.  DR.Luso Soares que é o vosso Advogado.
 Nos últimos dias Tribunal Constitucional deu a inconstitucionalidade aos cortes de subsídios de férias e de Natal à função pública e aos pensionistas,eu não sendo juiz deixo isso para os juízes,mas todos devemos estar atentos ao que vão fazer os políticos,para não permitimos que a Constituição,deixe de ser a Constituição e o nosso Pais fique sem lei nem roque.
Outro assunto que nos têm ocupado tem sido a licenciatura do Ministro Miguel Relvas,DR ou não DR?,na verdade este SR.Ministro é um manual de confusão todos os dias está nos órgãos de comunicação social e nunca pelo mais nobres feitos que devia ser a conduta de um SR Ministro.O País e o nosso povo tem direito a saber a verdade!
No próximo dia 11e 12 está prevista greve dos Médicos do nosso País,uma greve que a todos nos preocupa,aos utentes do serviço nacional de saúde,os governantes e os próprios Médicos.
A greve é um direito os Médicos do meu País tem esse direito e podem e devem se necessário usá lo,o que eu custo a entender é o argumento dos nosso governantes na defesa dos utentes quando restringem o acesso à saúde,cortam valências em Hospitais,concentram serviços, fecham centros de saúde,aumentam as taxas moderadoras,cortam nos transportes,pagam irrisórios valores nos salários dos enfermeiros,é caso para dizer que algo não bate certo.
Ontem chegou até mim um comunicado da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português,sobre a visita do SR Ministro Mota Soares,é caso para dizer que o povo de Campo Maior é um povo de brandos costumes,quando o Presidente da República,os SR Ministros,Secretários de estado têm sido recebidos,com muitos e ruidosos protestos este Ministro que não faz mais que propaganda,e falar em soladiraidade que não passa muitas vezes de caridadezinha foi recebido da forma mais pacifica e ordeira,(como eles gostam)somos na verdade um povo muito pacifico.

sábado, 30 de junho de 2012

UMA SEMANA RICA.

A semana que agora termina foi rica em acontecimentos políticos e até desportivos; senão vejamos,só 2 exemplos, a Seleção Nacional de futebol jogou as meias finais e só fomos eliminados pelos actuais campeões do Mundo e da  Europa,através das grandes penalidades e nos Europeus de atletismo já cá cantam duas medalhas.
Na politica desde a Moção de Censura apresentada pelo PCP,passando pelo défice que chegou os 7,9% no 1º trimestre,quando a meta prevista para o final do ano é só de 4,5% o que para os que estão a pagar a crise nada de bom se prespectíva,mas houve também cortes nos subsídios de maternidade até 15%,mas num País de brandos costumes vimos manifestantes apuparem o ministro Álvaro Santos Pereira na Covilhã e assistimos pacificamente à inauguração da loja Solidária aqui em Campo Maior,(decerto que todos os parceiros Sociais estarão solidários com todos aqueles que passam por  grandes dificuldades neste momento,mas no meu entender esta situação só têm solução com outra politica).
  No estado em que estes governantes e esta politica nos está a levar,isto não vai só com solidariedade,e com boas e meritórias intenções,vai sim com outra politica e outro rumo?. Quanto há moção de censura do PCP ela pôs a nu a acção destruidora do Governo e comprova que há razões,todas as razões e mais uma,para reprovar a politica deste Governo do PSD e CD,que está a dar cabo da vida dos portugueses e do País,que lhes«rouba o presente e o futuro».
E que dizer do PS neste debate e da sua abstenção violenta,senão se trata-se de muito importante para a vida de milhões de portugueses,era caso para nos rirmos ou brincar com quem se diz responsável e de oposição construtiva, é caso para dizer que esta direcção do PS nem está com Deus nem com o Diabo; o PS «auto exclui-se da defesa de uma nova politica,que não quer,porque no fundamental,está de acordo com a actual».Esta moção assim o comprovou.
Os portugueses e o País, para seu mal não continuam a poder contar com o PS, para a politica de esquerda de que o País tanto precisa.
                  Existe e é necessária uma politica alternativa!

terça-feira, 26 de junho de 2012

A TODOS NOS INCOMODA,PARA QUANDO A SOLUÇÃO?

Ontem ouve discussão e aprovação da moção de censura apresentada pelo PCP.
Sendo um assunto de extrema importância para todos os Portugueses,ficará para mais tarde;do que lhes quero falar é de outro assunto,um problema,porque de problema se trata,mas só nos diz respeito aos campomaiorenses;do que lhes quero falar não é da Rotunda da Fonte Nova,ou da Loja solidária que está para abrir onde ficavam os antigos Sanitários,ou mesmo do assunto mais badalado em tudo que é Blogue do nosso Concelho,o Mártir Santo e de quem em condições sobre humanas o ocupa.
Quando eu era jovem a maior empresa que existia no Concelho era sem qualquer duvida A União Industrial Campomaiorense,hoje esta empresa já não existe;mas existem ainda hoje as suas antigas instalações,num dos locais mais belos e mais importantes de Campo Maior e completamente em total degradação,degradação que para além de não ser agradável para quem a vê,a todos nos incomoda e que todos nós gostávamos que tivesse a melhor solução para todos.
Todos nós sabemos que é um espaço enorme,que valerá muitos milhares de euros,calculamos que não será de fácil resolução,mas na verdade é que no estado em que se encontram as actuais instalações,não são agradáveis para a vista,nem boas para a saúde com toda a certeza,não sei se já foi feito alguma coisa para resolver esta problemática situação,mas se não foi feita era bom que quem de direito faça tudo para encontrar a solução,porque  como está para além de nos envergonhar a todos nós,prejudica e muito todos aqueles que vivem junto destas instalações,porque todos os dias caem tectos,vidros e as próprias parede mostra a degradação em que se encontra as instalações da maior empresa industrial,agrícola e comercial do nosso concelho.
SE A TODOS NOS INCOMODA PARA QUANDO A SOLUÇÃO ?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DIZ-SE RESPONSÁVEL? QUEM É IRRESPONSÁVEL!

Dizem-se responsáveis quem é irresponsável ?.Isto vem a propósito dos argumentos de dirigentes do PS, alguns Sindicalistas da UGT(caso do seu Secretário geral João Proença)   e de alguns membros dos Partidos que compõem o actual governo,sobre a moção de censura que o PCP apresenta e que vai ser discutida e votada no próxima segunda feira.
Dizem-nos uns que esta moção é contra o PS,dizem-nos outros que se vão abster porque são um partido responsável e que neste momento não é oportuno e que iria criar  uma crise politica.
Pensava eu e milhares de Portugueses que esta moção era e é contra esta politica de destruição da vida de milhares de homens e mulheres que a única riqueza que possuem são a sua força de trabalho e que hoje milhares estão no desemprego graças a esta politica.
Muitos de nós não nos conformamos,nem nos resignamos e por essa razão estamos de acordo com a moção de censura que o PCP apresenta e porque é tempo de travar esta onda de destruição!
É responsável e patriótico travar o rumo da exploração e empobrecimento do nosso povo e a condenar à privação e à miséria milhares de famílias.
Travar este caminho de injustiças e desigualdades,é ser responsável e patriótico,porque este caminho está a ser construído para servir os interesses do grande capital,destinado a fazer pagar aos trabalhadores e ao povo os milhares de milhões de euros transferidos para os cofres da banca.
Travar o declínio económico a que está a ser conduzido o País,é responsável e patriótico,porque esta politica está a arrastar o País para o abismo;mais de 1 milhão e duzentos mil desempregados;ruína de dezenas de milhares de pequenos empresários e agricultores.
Travar o rumo de submissão e de dependência do País,é responsável e patriótico porque com esta politica está a transforma-lo num protectorado comandado a partir de Bruxelas e do directório de potências europeias.
O que não é responsável nem patriótico é esta conversa do PS,que não passa de BLÁ,BLÁ ou dito de outra forma é muita parra e pouca uva?
Mas é possível uma vida melhor,um Portugal com futuro.
Está nas mãos de cada um construí-lo!
Este caminho não é nem pode ser uma fatalidade.É possível outra politica,uma politica patriótica e de esquerda,que é o contrário da politica deste governo e ao pacto de agressão assinado por PS/PSD e CDS,que um ano depois da entrada em funções do Governo o País está mais endevidádo e dependente.
O PS com estas abestênções violentas,com esta oposição que se diz oposição, mas não é,com esta conversa da treta, assim não vamos lá, dirigentes do PS

terça-feira, 12 de junho de 2012

TUDO NOS PARECE NATURAL ?

Tudo nos parece natural?.
Mesmo o que natural não é!
Senão vejamos será natural a TROIKA e o Governo de Portugal dizerem-nos que Portugal está no bom caminho,depois de terem alterado o Código do Trabalho,para tornar ainda mais fácil e mais barato o despedimento e mais penosa e exploradora a jornada de trabalho e se isto não bastasse  comecem por dizer que vai ser necessário baixar os salários,quando o salário mínimo é de 485 euros, ( uma verdadeira fortuna)não,não é natural?. ( A Manchete do Correio da Manhã, 03/06/12) « António Borges ganha 225 mil euros livres de impostos»este senhor é dos que nos diz que é preciso baixar salários.
Como não é natural aumentar o desemprego a este ritmo,condenando milhares de Homens e Mulheres,À fome  e à miséria extrema,será estar no bom caminho cortar nos subsídios de desemprego,não aumentar pensões,cortar verbas no ensino que faz com que milhares de jovens não tenham a possibilidade de continuar os estudos,será natural ter encerrado e reduzindo os horários de funcionamento de centros de saúde e mesmo Hospitais, depois de lhes cortar os transportes,lhes aumentar as taxas moderadoras e os exames nos diagnósticos,não,não é natural?
Como não pode ser natural que milhares de crianças deixem de receber o abono de família como se todas as crianças tivessem os pais ricos e com empregos bem renumerados.
Será natural reduzir 4 feriados,como se os dias feriados nada representa-se para o nosso Povo como se o Dia da implantação da República e o fim do reinado dos Filipinos nada nos disse-se a este Povo,com mais de VIII Séculos e que no dia 10 mais uma vês comemorou o dia de Portugal.
Natural não é tirar-nos o Subsídios de Férias e do Natal,como não é natural muitos dos portugueses fiquem sem a sua casa,como não pode ser natural o encerramento todos os dias de pequenas empresas,industriais,comércio e restauração que leva à falência e ao desemprego milhares de Portugueses.
Dos 308 concelhos do País,cerca de 8% desses concelhos recebem em media 1034 euros brutos, os trabalhadores por conta de outrem e do sector privado.
Nós os Campomaiorenses vivemos num  desses concelhos somos os únicos do distrito de Portalegre e no nosso Alentejo só existe mais um, é o concelho de Castro Verde,todos nós sabemos quais as razões,mas na verdade é que mesmo vivendo num concelho que muitos trabalhadores estão bem se forem comparados com os trabalhadores de outros concelhos do Alentejo e do País; mas nestas coisas à sempre mais um mas,que neste caso é o aumento do desemprego,dos pobres,do custo de vida o que faz que a caridadezinha também vai aumentando o que nos deve a todos nós preocupar e mostra que mesmo neste concelho que é o nosso, que todos nós gostamos,não estamos blindados nem imunes esta politica mostra que mesmo com a TROIKA e o GOVERNO,a dizer que estamos no bom caminho,esta politica tem que ser alterada e isso é da nossa responsabilidade,para nós e para os vindouros.

terça-feira, 5 de junho de 2012

FOI BONITO E EU GOSTEI!

No domingo 3/6 no Centro Cultural foi apresentado o livro« Maior é o Povo Aqui é Campo Maior»
Foi tudo nesse dia muito bonito,bonito por ver homens e mulheres que faziam parte do livro,juntamente com o Sr. Presidente de Câmara,Ricardo Pinheiro,com o  autor poeta Filipe Chinita mas para a maioria o Filipe Jorge,todos eles construtores de «Maior é o Povo Aqui é Campo Maior»
No dia da sua apresentação disse-o, eu gosto deste livro,gosto sobretudo porque é dedicado ao povo de Campo Maior,povo que eu pertenço,só por esta enorme razão eu gosto de este livro,mas gosto porque também trazia,nomes de ilustres campomaiorenses que se cruzaram com o autor do livro,na sua curta permanência  entre nós,nos já longicuos anos de 77 a 79,todos esses campomaiorenses são eles bons representantes do povo a quem lhes é dedicado o livro.
Todos eles gente boa,séria,e em muitos casos sábios,sabedoria feita ela,não nas universidades,mas na vida diária todos eles trabalhadores,são operários industriais ou agrícolas,empregados,agricultores,comerciantes e técnicos,a maioria com baixa escolaridade alguns deles ou analfabetos ou semí analfabetos e os restantes na sua maioria só com o ensino básico,antiga 4ªclásse,desses 4 tinham conhecido Caxias,os outros eram na altura gente empenhada na procura de uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Nesse tempo eram os primeiros passos da revolução,davam-se os primeiros passos no poder local democrático,existia a Reforma Agrária e a defesa da mesma onde dezenas de trabalhadores sentiram nas costas a famigerada Lei Barreto criada pelo PS,foi nesse tempo que se criaram os Sindicatos Agrícolas,se ocupou o palácio pelo povo,no dia que se Nacionalizou a Banca onde hoje está a biblioteca e as finanças,davam-se os primeiros passos do que hoje é a Cúrpi,por todas estas razões é que eu gosto do livro,mas também gosto dele porque fala da Páscoa e da Enxara do convívio saudável que se realiza nesses dias junto ao rio,mas este livro fala também das nossas Festas,fala do antigo largo do Terreiro,de manifestações,comícios de lutas,de espectáculos,da antiga esplanada ou do jardim das viúvas,é certo que o livro fala de um passado rico,fala de amor e fala também do futuro por tudo isto eu gosto deste livro

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ASSIM NÃO PODE SER !...

Para onde nos leva esta gente que nos governa ,com esta politica.Isto não pode ser!
Ontem todos e sem excepção, comentadores do regime,deputados,ministros,batiam palmas e saltavam de alegria,por a recessão em Portugal estar a abrandar,mesmo estando em recessão à 18 meses,e segundo diziam,que a confiança dos consumidores estava a melhorar.
Hoje fica-mos a saber que os números do desemprego revelados pelo  Instituto Nacional de Estatística são "dramáticos e desmentem qualquer optimismo em relação à evolução da economia Portuguesa" 14,9% de desempregados é obra,mas o desemprego real em Portugal ronda os 20%?dizer que a economia vai bem é brincar com os portugueses, fazer de nós parvos mas bem comportados,e ainda para nosso mal e com esta politica é caso para dizer que a procissão ainda vai no adro.
Se duvidas tivesse-mos que é necessário por fim a esta politica de recessão não nos vai levar a bom porto,se não vejamos mais uns números que nos ajudam mesmo sem ser economistas nem sábios a ver melhor a actual situação de onde estamos e onde esta gente nos quer manter.Segundo o INE,em 2011,Portugal importou,ou seja gastou,adquirindo ao estrangeiro,798 milhões de € em carnes;1.339 milhões € em peixes;(tanto mar,tanto mar) 505 milhões de € em leite e lacticínios; 291 milhões € em produtos hortícolas;467 milhões € em frutas;e 818 milhões € em cereais?.
Só estes números mostra que se não nos voltámos,para a produção a saída será o empobrecimento generalizado de milhares de portugueses,por tudo isto é necessário dizer não,porque não podemos e não queremos esta politica nem aceitamos que nos levem a nós e ao nosso País para o desastre.
Vamos todos ser seres activos e deixar de ser seres passivos porque este País também é nosso e amanhã vai ser dos nossos filhos e dos nossos netos e eles tem o direito de ter um País melhor,mais justo,mais solidário e todos nós temos a obrigação e o dever de tudo fazer para que assim seja!

sábado, 12 de maio de 2012

PARA ONDE CAMINHA A EUROPA E PORTUGAL?...!...

Os Franceses e os Gregos não estão loucos!
Souberam bem onde votaram e por que votaram assim?
À uma semana os eleitores Franceses e os Gregos,com o seu voto disseram pelo menos que querem outra politica e outro rumo para a Europa e estão contra as medidas que a Europa e o grande capital está aplicar,contra,aos direitos dos trabalhadores e a todas as camadas Anti-Monopolista.
Todos os dias assistimos e em todos os Países,ao aumento do desemprego,perda de direitos na saúde,no ensino,subida de impostos e do custo de vida,cortes nos salários e pensões, encerramento de empresas,entrega de casas aos bancos,medidas gravosas sempre para os mesmos de sempre e os que decidiram destas politicas,além de aceitar com naturalidade estes resultados,da democracia passam o tempo a dizer que os Gregos e os Franceses, não souberam votar,porque não existe outra solução a não ser esta.
Escrevia V.I.Lénine em 1918 no seu livro,A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky« não se pode falar de democracia pura enquanto existirem classes diferentes,pode-se falar apenas de democracia de classe» e dizia mais adiante« a democracia pura é uma frase mentirosa de liberal que procura enganar os operários.» e no mesmo livro citava Rosa Luxemburgo que tinha dito em 4 de Agosto de 1914« que a social-democracia alemã é agora um cadáver malcheiroso.»Digo eu e disseram Gregos e Franceses,através do voto se não houver alterações a este modelo a esta politica então esta Europa também já cheira a cadáver, muito mas mesmo muito malcheiroso.
E no nosso País o que ontem se passou na Assembleia da República,com a aprovação das alterações ao Código do Trabalho são de uma brutalidade contra os trabalhadores Portugueses,se é de entender os votos dos partidos que estão no Governo,PSD/CDS,como é possível que o PS cujo Scret. Geral.diz na T.V.que se houver necessidade está disponível a encabeçar manifestações e quando era necessário dizer não a esta péssima lei,que reduz feriados e dias de férias,visa a diminuição de salários,prolongamento do horário de trabalho,promove os despedimentos,ataca a contratação colectiva,o PS se limite a ter uma abstenção violenta,na verdade esta direcção do PS segue no mesmo rumo de outros dirigentes que já tinham feito acordos,coligações,e outras malfeito rias com os partidos à sua direita,até chegaram ao cumulo de se dizerem e continuarem a afirmarem-se Socialistas quando meteram o Socialismo na gaveta e depois ficam surpreendidos que o povo Grego vote como votou.

domingo, 6 de maio de 2012

E AGORA? A VER VAMOS?

E agora? A ver vamos?pergunto eu que fazer com estes resultados eleitorais em França e na Grécia,resultados de condenação e rejeição desta politica de austeridade, que empobrece povos e Países,que tem levado,à falência,empresas,à perda de habitações, a  milhares de homens e mulheres para o desemprego,à fome e mesmo ao suicídio de alguns seres humanos.
Pelos comentadores que hoje tem estado nos órgãos da comunicação social,quase todos eles defensores acérrimos  desta politica,sejam eles jornalistas ou Ex,Ministros na sua opinião tudo vai ficar na mesma,porque não existe alternativas a esta politica, quando os resultados eleitorais dizem outra coisa,todos nós já sabemos que os comentadores de hoje e de ontem se tivessem outro tipo de opiniões não tinham lá posto os pés nem botavam faladura,por tudo  isso é que eu pergunto  e agora? A ver vamos? ignoram os resultados,não tem em conta a vontade da povo Grego e da França,Países que são apontados como dos principais fundadores dos valores da democracia?É caso,para termos algumas preocupações de ,todos aqueles que acreditamos que é possível e necessária outra politica e outro rumo para a Europa, por isso repetirmos,E Agora? A ver vamos? o tempo nos vai dizer,mais cedo que tarde, do comportamento de estes democratas que hoje dominam a Europa,a ver vamos?a ver vamos.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PORQUE AMANHÃ É MAIO

Porque amanhã é 1º de Maio,deixo-lhe um poema de Mário Castrím,tirado do livro publicado pelas Edições Avante! na edição comemorativa do 120,º aniversário do 1º de Maio,com o titulo ( MAIO trabalho,luta).
O poema é a Ana e António.
                                               A Ana e o António trabalhavam
                                               na mesma empresa.
                                               Agora foram ambos despedidos.
                                               Lá em casa,o silêncio sentou-se
                                               em todas as cadeiras
                                               em volta da mesa vazia.

                                              «NEO-REALISMO!»dirão os estetas
                                               para quem ser despedido
                                               é o preço do progresso.

                                               Os estetas,esses nunca
                                               serão despedidos.

                                              Ou julgam isso,ou julgam isso.

Eu amanhã porque é Maio vou estar pelas 10,30 horas no Largo Frederico Laranjo em Portalegre com as Anas e Antónios na Concentração/Manifestação promovida pela.
USNA- cgtp-in/Sindicatos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMEMOROU-SE ABRIL E VAMOS COMEMORAR MAIO

Ontem comemorou-se e ao mesmo tempo lutou-se em defesa de Abril,e de o que Abril representou e representa para os portugueses,os que o viveram e os que hoje graças à Revolução de Abril,podem ainda manifestarem-se contra a estas politicas que estão a por em causa muitas das conquistas, valores e princípios de Abril que a Constituição de 1976 consagrou.
Como já não sou jovem,mas tive a sorte de ter nascido na rua da Soalheira,onde para se jogar à bola só era preciso ter bola porque botas tinha-mos tido a sorte de as ter trazido logo connosco desde nascença.
Como infelizmente participei na guerra colonial,como tive a felicidade e a alegria de assistir ao 25 de Abril de 1974 e nos anos seguintes nas grandes transformações e mais tarde na defesa das mesmas,por tudo isto sou um homem que estava e passados 38 anos continuo a estar com Abril e com todos os que tornaram possível Abril.
Ontem na Sessão Solene do 38º Aniversário do 25 de Abril ;dizia Agostinho Lopes na sua intervenção.(«Foram as forças do capital monopolista restaurado e as forças politicas,PS;PSD e CDS,que impulsionaram a sua restauração,que transformaram o Estado Português no processo de integração comunitária,numa enorme junta de freguesia. As mesmas forças,que agora aceitam a sua transformação num protectorado da Alemanha.E tem sido sempre,o pé-descalço,os condenados da terra,os trabalhadores e o povo,com outros patriotas de muitas condições sociais,a levantar a voz,a erguer a resistência,a dar corpo à revolta.Foi assim que chegamos e fizemos Abril!»)Fim de citação.
Hoje como no passado,quem luta contra esta politica continuam a ser os mesmos,estiveram na rua ontem a lutar por Abril e vão estar no dia 1º Maio mais uma vês numa grande jornada de unidade e luta pelo trabalho,pela saúde e Segurança Social e por PORTUGAL

segunda-feira, 16 de abril de 2012

DUAS FRASES QUE NOS FAZEM PENSAR!

O historiador José Mattoso  no seu último livro,têm uma frase,que Karl Marx já mais ou menos a dizia nas Teses Sobre Feuerbach que era« Os filósofos Têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes;a questão,porém,é transformá-lo». A frase de Mattoso é diferente mas quer dizer mais ou menos a mesma coisa,e é interessante, que nos deve levar a todos nós a reflectir,e dentro do possível a lutar para a procura de um Mundo melhor,mas vamos á frase "Há cada vez mais pessoas que não estão satisfeitas com o mundo em que vivemos.Raras são ,porém,aquelas que fazem alguma coisa par o transformar".
Penso que tanto Marx,como Mattoso têm a sua razão,transformar o Mundo é tarefa difícil,exige para além de descontentamento,conhecimento e uma vontade de lutar contra aos que tudo fazem para que o Mundo continue na mesma ,mesmo parecendo que está em mudança,porque a ordem estabelecida tem os seus defensores,e que defensores,estão nos órgãos de poder,dominam a comunicação social escrita,vista e falada,é só ver,os fazedores de opinião,os comentadores com lugar certo, eles são ex,ministros,Presidentes de Partidos ,Presidentes de câmara,e todos dizendo-se diferentes,mas de pensamento Único,em relação ao ataque aos trabalhadores,aos reformados,à saúde,segurança social,privatizações,etc.etc.
Mas mesmo assim existe quem lute por melhor saúde ,defesa do poder local,pelos salários,emprego,etc.etc.
Mas não é nada fácil, porque no momento que vivemos, os que pensam e tem propostas,diferentes para os graves problemas por que passam a maioria dos Portugueses,são silenciados,por parte dos médias dominantes e o caso mais escandaloso é o que se passa com o PCP.Vendo as televisões,ouvindo as rádios,lendo os jornais,dir-se-ia que os comunistas estão inactivos...e ninguém diria que o PCP,por si só,desenvolve mais actividade do que os outros partidos todos juntos e é o único partido a apresentar propostas concretas para a resolução,de facto,dos problemas que assolam os trabalhadores, povo e o País.
Alguns dirão que não à nada a fazer,que isto foi sempre assim,sempre houve ricos e pobres,exploradores e explorados,que a melhor coisa é estar quieto e calado,porque ter emprego mesmo a 485 euros já é melhor do que estar no desemprego.
Não?o mundo pode e deve ser melhor?,por isso é preciso dizer não,a muitas das medidas que nos dizem como inevitáveis,como não houvessem outras soluções,existem e vamos fazer tudo para as alterar e tornar realidade,para bem de todos nós.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FILANTROPIA.

Hoje e porque me chegou a minha casa a «Agenda cultural da Câmara municipal»e na sua última página trazia um apelo a solidariedade e ao voluntarismo,para que colaboremos no apoio aqueles que mais precisem.
Como todos os dias assistimos a estes apelos e das mais diversas maneiras,fruto do grave problema que o País vive,cujas maiores vitimas são os trabalhadores e os Portugueses de menores recursos.
Por tudo isso assistimos e tomamos conhecimento,entre outras coisas,que por todo o lado crescem como cogumelos,as lojas,lavandarias Sociais e hortas comunitárias,promovidas por Autarquias,Empresas,Misericórdias e outras Associações e por essa razão que hoje trago ao meu blogue este assunto da Filantropia.
Diz o Dicionário de Língua Portuguesa da(Porto Editora da 6ª Edição) sobre Filantropia o seguinte(forma laica e racionalizada da caridade cristã) e mais adiante diz «sentimento de humanidade».
Tenho na minha posse um livro das( Edições Progresso da Colecção Académica) que nas páginas-204-205 o seguinte que passo a citar.
A filantropia possui,indubitavelmente,um certo valor positivo.ela reflecte duma forma peculiar o nível de humanização das relações sociais partindo da premissa de que todos os homens têm direito à felicidade humana.No entanto,a filantropia não visa alterar consideravelmente a situação oprimida e desafortunada dos trabalhadores.O seu objectivo consiste apenas em suavizar os sofrimentos mas inculca ao mesmo tempo,a ideia da sua inevitabilidade.A filantropia,como expressão de esmola sancionada pela sociedade e preconizada pela propaganda oficial,justifica na realidade a diferença nas possibilidades reais do desenvolvimento humano e mantém nas classes indigentes a consciência da sua insignificância.As iniciativas de benefíciência amplamente preconizadas pela propaganda burguesa( subsídios de desemprego,doações a escolas,universidades,casas de inválidos e de pessoas idosas,espectáculos em beneficio de pessoas mais indigentes) são uma espécie de camuflagem: em prol dos seus lucros a burguesia cria o exército permanente de desempregados e para ocultar a substância desumana deste facto estabelece subsídios de desemprego;ela pilha milhares de milhões mas devolve em forma de esmola alguns míseros tostões ás vitimas da sua pilhagem.Ao som do tambor da benefíciência os exploradores devolvem aos "explorados apenas a centésima parte daquilo que lhes devem de direito!" Fim de citação.
Pode haver e com certeza há bons sentimentos de todos os que se dedicam,à solidariedade ou voluntarismo,a criação de loja, hortas e a outra formas de solidariedade,mas no meu entender,por muito de meritório que tenham estas acções não resolve o problema o problema é outro e têm anos e séculos de existência,e têm também séculos de lutas de homens e mulheres e termino com um ensinamento Karl Marx.
Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes;a questão,porém é transformá-lo. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESTAMOS PIORES HOJE,DO QUE ESTÁVAMOS ONTEM.

Estamos em semana de Pascoa,muitos dos campomaiorenses, «os que ainda podem» estão já,ou preparando-se para ir para a Sra. da Enxara, passarem estes dias junto ao rio,com familiares e amigos, para comer e beber,« o borrego e o bom vinho».
Ontem e hoje,houve e há futebol,ontem o Benfica,hoje o Sporting,o Benfica ficou pelo caminho,o Sporting ainda  e neste momento, não se sabe qual vai ser o resultado,ou se fica,ou vai ser eliminado, mas seja qual for o resultado o que é certo,é que as conversas,boas ou  más,sobre os jogos,sobre as arbitragens,dominam o dia a dia de muitos dos campomaiorenses.
Ontem e hoje ficámos a saber,aquilo que já todos sabíamos,que os pobres,para além de serem pobres,ainda dizem os nossos governantes,que muitos enganam o Estado,por essa razão, vão todos ficar mais pobres, os que são fraudulentos e os que são sérios vão todos ser castigados.(castigados por serem pobres). Foram,anunciados mais cortes na saúde, nas questões sociais nos subsídios do desemprego,nas férias e natal, sacrifícios,sempre mas sempre aos mesmos,aos que hoje e ontem já tinham como companheiros,as dádivas,a miséria e a fome, hoje também foi aprovado o Orçamento Rectificativo,com os votos favoráveis do PSD/CDS e a abstenção do PS,( PS que nestas coisas continua a não ser carne nem peixe,mas sempre do lado errado)cuja receita é a mesma de sempre,o que tem de mau, este orçamento,é para serem pago,pelos mesmos de sempre,e porque estamos no bom caminho,diz a TROIKA E O GOVERNO,as poucas ou muitas benesses,mordomias e outros benefícios é também para os mesmos de sempre os Bancos e o  grande capital.
Dizia-se no outro tempo,no tempo antes de Abril, quando se ia preso para Caxias ou Peniche,que Portugal era o País dos 3º( F).«Fado,Futebol e Fátima» hoje não é,nem será assim,temos direito a votar,a manifestação,a fazer greve,a dizer não e sim,mas é preocupante, e ao mesmo tempo,incompreensível que gente que tem reformas de 250 euros ,salários de 485 euros,que lhe vão cortar nos subsídios,de subrevivência,de férias ou de natal,o que de mais importante para eles,não são os seus problemas, mas para muitos mesmo muitos,continue a ser o resultados do Benfica ou do Sporting, penso que alguma coisa está mal no meu País.
E porque a vida são três dias,ou porque tristezas não pagam dividas,e também temos direito ao descanso.
Desejo-vos a todos boa pascoa,e boa disposição para enfrentar este ataque aos direitos que lhes estão a ser retirados,e confiança na luta que queiramos nós ou não?Vamos ser chamados a travar contra esta politica.
PORQUE ESTAMOS PIORES HOJE QUE ESTÁVAMOS ONTEM.
,

domingo, 1 de abril de 2012

CONSTITUIÇÃO?...DEMOCRACIA?...POVO?...

Faz hoje 36 anos que foi aprovada a Constituição da Republica Portuguesa,durante estes36 anos a Constituição já teve sete processos de revisão constitucional negociados entre o PS e o PSD,geralmente com o apoio do CDS,alguns dos aspectos da Constituição da Republica aprovados em 1976 foram sendo eliminados ou descaracterizados.
Mas mesmo assim o Artigo 53º diz o seguinte « É garantida aos trabalhadores a segurança no emprego,sendo proibidos os despedimentos sem justa causa ou por motivos políticos ou ideológicos.»
Será que com o novo código do trabalho que este governo,do PSD/CDS quer implementar e que nesta primeira votação teve a abstenção do PS e antes na concertação social, foi negociada pela UGT,é caso para perguntar se estes direitos e outros consignados na nossa constituição, estarão assegurados?.
Ouvimos muitas vezes a propósito de tudo e do nada que vivemos em Democracia,democracia é o sistema politico que assenta o seu poder no Povo como todos nós sabemos.
                                                                                                                                                                                           Dizia Friedrich Engels um dos criadores da teoria marxista,que a natureza é a mãe da riqueza,e o pai é o trabalho. Mas quem aplica o seu trabalho aos objectos e transforma a natureza,fazendo com que as propriedades naturais das coisas e as forças da natureza sirvam os homens,criando até novas propriedades e forças que antes não existiam de forma acabada na natureza? São os homens,os trabalhadores,os elementos mais importantes da Terra.É precisamente o trabalho do povo que cria todas as riquezas materiais de que a sociedade dispõe.  
É caso para perguntamos quando milhares de trabalhadores, (POVO)fazem greves,se manifestam,estão,já mais de, 1 milhão no desemprego, fruto desta politica de austeridade e do acordo assinado entre a TROIKA o PS/PSD e CDS,continuam a encerrar, e endividarem-se empresas e famílias todos os dias,quando se aumenta os custos na saúde,quando as combustíveis,energia,transportes e os bens de consumo IVA não param de subir,quando se quer acabar com Freguesias e agregar concelhos como dizia o todo poderoso Ministro das Finanças o que é que este Governo pode esperar,em democracia,se a  (Democracia é o poder do Povo).que o povo diga não a estas medidas sem sentido para o nosso regime democrático.
São respostas como as do dia 22 com a Greve Geral e com as 38 concentrações e manifestações que se realizaram nesse dia,ou como a gigantesca manifestação(+ de 200 mil « Povo» ) deste sábado em defesa das Freguesias e do Poder Local Democrático.
Pelo que me informaram do nosso concelho dos autarcas,(Câmara,Assembleia Municipal,Juntas e Assembleias de Freguesia) só quem esteve presente foi o eleito da CDU na Assembleia Municipal,o António João Borrega Gonçalves,o que no meu entender é muito pouco,ou então esta luta nada lhes diz à maioria dos actuais autarcas?

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tudo Continua na Mesma !... ?.....

Todos os dias têm sido,diferentes mas iguais,nos propósitos deste Governo,nas politicas que querem implementar no nosso País. Tudo Continua na Mesma?.
Ontem na Assembleia da República os deputados discutiam o novo código do trabalho,que a ser aprovado irá ter consequências nefastas para os trabalhadores e suas famílias. (neste momento ainda não se sabe ao certo como vai ser o voto do PS),vamos aguardar para ver?
Cá fora os dirigentes e delegados sindicais,justamente manifestavam-se contra esta proposta do Governo PSD/CDS, contra esta politica que nos conduz a mais portugueses,ao desemprego à fome e à miséria , é caso para reafirmar que está tudo na mesma, ou por outras palavras,está mau mesmo muito mau,para os que, através do trabalho,para além de produzir os bens para eles e os outros consomem ,ainda querem que paguem a crise;crise que outros e não eles ,provocaram,é caso para dizer que justiça é esta?.
Sábado dia 31 pelas 14,30 horas,as Freguesias do nosso País vão realizar uma Manifestação Nacional,contra a extinção de freguesias,se é certo que nesta primeira fase não está prevista que Campo Maior,deixe de ter as 3 Freguesias que hoje fazem parte do nosso concelho,a experiência do nosso povo, diz-nos a todos,que quando vires as barbas do teu vizinho a arder põem as tuas de molho.
 ( ESPERO E AO MESMO TEMPO DESEJO QUE OS NOSSOS AUTARCAS DAS NOSSAS FREGUESIAS MARQUEM PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO EM LISBOA).
Porque este ataque ao poder local democrático não vai ficar por aqui,hoje li num dos chamados jornais de referencia que o todo poderoso Ministro Vítor Gaspar,diz que é preciso cortar nas câmaras.
A reforma do poder local tem de passar pela redução do numero de câmaras e não só de freguesias,diz o ministro das finanças na resumo da terceira avaliação do programa da TROIKA,que irá ser conhecido para a próxima semana.
Como se vê não podem os autarcas nem as populações,estarem descansados,senão pode acontecer que o nosso concelho ou a nossa freguesia deixe de ser o que é para ser outra coisa muito diferente,e se isso se vier passar com toda a certeza não vamos gostar.
Mudando de assunto e para terminar,queria que alguém me esclarecesse,porque é que eu quero, desejo e luto pelo socialismo,eu que não sou militante do Partido Socialista?.E a direcção do PS que em tempos meteu o socialismo na gaveta,e trouxe para o governo o CDS e que hoje quando milhares de trabalhadores se manifestam contra esta politica,eles direcção do PS, face a estes problemas não tenham uma palavra de solidariedade para estas lutas e que o actual e máximo dirigente da UGT, que é também ele dirigente do PS,que assina acordos na concertação social,acordos que vai levar ao retrocesso Social e civilizacional,como é que estes dirigentes não querem o socialismo e dizem-se Socialistas.
Esclareça-me por favor,porque eu não entendo?


sexta-feira, 23 de março de 2012

GERMINAL.. E A MÃE.. 2 BONS LIVROS PAR LEREM OS GREVISTAS E OS NÃO GREVISTAS ?

Passaram-se poucas horas da ultima Greve Geral que a CGTP decidiu fazer;é certo que nem todos os trabalhadores fizeram Greve,mas foram muitos mil que a fizeram.
Pelas mais diversas razões nem todos,estavam em condições,de a fazer, mas pelo momento em que vivemos, todos os trabalhadores a deviam ter feito; feito porque para além,de haver razão e da justeza da sua luta,a sua presença era e é sempre necessária,porque quem construe ,cidades e transforma com o seu trabalho, o mundo em que vivemos e produz a riqueza de muitos, em troca condenam à fome e miséria,muitos milhares de seres humanos,fruto da sua politica,de acumulação, concentração,e da má repartição da  riqueza produzida através do trabalho.
  Os trabalhadores que fizeram Greve; fizeram-no conscientemente e com muita,mas mesmo muita coragem e fizeram-na não só a pensar em si,mas também nas gerações mais vindouras; fizeram-na a pensar nos 150.000 que emigraram no ano passado; fizeram -no a pensar nos 35% dos jovens, de muitos terem com cursos superiores, e estarem no desemprego; fizeram-no a pensar nos milhares que estão a recibos verdes e a contratos de trabalho,a prazo; fizeram-no a pensar nos muitos milhares que recebem  salário de 485 euros;pensaram nos reformados com pensões de miséria ; pensaram nas centenas de milhares de trabalhadores que estão no desemprego e nos muitos milhares que já hoje não têm direito a qualquer subsidio;como o fizeram-no,contra as propinas ,o aumento e cortes na saúde,contra o custo de vida,contra o IVA ,luz,combustíveis e os milhares de cortes dos abonos de família às nossas crianças; como também o fizeram contra a « caridádezinha que alguns benfeitores querem instituir »,pelo direito ao trabalho e ao trabalho com direitos,pela dignidade,pela liberdade e por Portugal.
Passado umas horas da Greve Geral,ao ouvir os comentadores do poder e que estão ao serviço deste poder,este pobre poder,que é forte com os fracos e fraco com quem têm o poder do dinheiro,muitos de nós interrugamo-nos se todo este sacrifício, esta coragem, demonstrada por milhares de trabalhadores  a perda de salário,se justifica ou se valerá a pena esta enorme luta que é a Greve; Greve,que não é nenhuma,romaria nem festa, a Greve é o momento mais alto da luta de classes e por vezes é necessário fazê-la,e necessário dizer basta e dizer não: contra esta politica e este rumo que o País está a levar.
Para os que,estão com os que fizeram Greve e com a sua justa luta,mas ainda não tiveram a força e coragem de se juntar,aos milhares de Grevistas do dia de ontem,quero-vos dizer que os compreendo,e sei que,neste momento,e na situação em que se vive, não é nada fácil fazer greve,par além da coragem é preciso muita consciência e consciência de classe,e isso também se aprende, no trabalho,na luta no dia a dia e também se aprende nos livros e para terminar lhes recomendo a leitura de dois livros o Germinal de Émile Zola e a Mãe de Máximo Gorki e boas leituras para os que fizeram Greve e também par os que não a fizeram.