domingo, 1 de abril de 2012

CONSTITUIÇÃO?...DEMOCRACIA?...POVO?...

Faz hoje 36 anos que foi aprovada a Constituição da Republica Portuguesa,durante estes36 anos a Constituição já teve sete processos de revisão constitucional negociados entre o PS e o PSD,geralmente com o apoio do CDS,alguns dos aspectos da Constituição da Republica aprovados em 1976 foram sendo eliminados ou descaracterizados.
Mas mesmo assim o Artigo 53º diz o seguinte « É garantida aos trabalhadores a segurança no emprego,sendo proibidos os despedimentos sem justa causa ou por motivos políticos ou ideológicos.»
Será que com o novo código do trabalho que este governo,do PSD/CDS quer implementar e que nesta primeira votação teve a abstenção do PS e antes na concertação social, foi negociada pela UGT,é caso para perguntar se estes direitos e outros consignados na nossa constituição, estarão assegurados?.
Ouvimos muitas vezes a propósito de tudo e do nada que vivemos em Democracia,democracia é o sistema politico que assenta o seu poder no Povo como todos nós sabemos.
                                                                                                                                                                                           Dizia Friedrich Engels um dos criadores da teoria marxista,que a natureza é a mãe da riqueza,e o pai é o trabalho. Mas quem aplica o seu trabalho aos objectos e transforma a natureza,fazendo com que as propriedades naturais das coisas e as forças da natureza sirvam os homens,criando até novas propriedades e forças que antes não existiam de forma acabada na natureza? São os homens,os trabalhadores,os elementos mais importantes da Terra.É precisamente o trabalho do povo que cria todas as riquezas materiais de que a sociedade dispõe.  
É caso para perguntamos quando milhares de trabalhadores, (POVO)fazem greves,se manifestam,estão,já mais de, 1 milhão no desemprego, fruto desta politica de austeridade e do acordo assinado entre a TROIKA o PS/PSD e CDS,continuam a encerrar, e endividarem-se empresas e famílias todos os dias,quando se aumenta os custos na saúde,quando as combustíveis,energia,transportes e os bens de consumo IVA não param de subir,quando se quer acabar com Freguesias e agregar concelhos como dizia o todo poderoso Ministro das Finanças o que é que este Governo pode esperar,em democracia,se a  (Democracia é o poder do Povo).que o povo diga não a estas medidas sem sentido para o nosso regime democrático.
São respostas como as do dia 22 com a Greve Geral e com as 38 concentrações e manifestações que se realizaram nesse dia,ou como a gigantesca manifestação(+ de 200 mil « Povo» ) deste sábado em defesa das Freguesias e do Poder Local Democrático.
Pelo que me informaram do nosso concelho dos autarcas,(Câmara,Assembleia Municipal,Juntas e Assembleias de Freguesia) só quem esteve presente foi o eleito da CDU na Assembleia Municipal,o António João Borrega Gonçalves,o que no meu entender é muito pouco,ou então esta luta nada lhes diz à maioria dos actuais autarcas?

Sem comentários :

Enviar um comentário