sábado, 5 de janeiro de 2013

ONDE PÁRA A JUSTIÇA?...

Todos os dias,ouvimos falar de justiça,de solidariedade,amor,politica,demagogia e de muitas e muitas coisas algumas delas nem quem as diz as entende?.Quanto mais que as ouve?.
Mas eu e por causa de ontem ter estado em discussão,na Assembleia da Republica, o aumento do salário mínimo,em mais 30 euros mensais,passando dos actuais 485,para 515,(uma fortuna!) era de toda a justiça ser aumentado,e todos os intervenientes do debate,o disseram que era justo?mas para os deputados do PSD/CDS o momento em que vivemos,não era o mais certo,dizendo a deputada do PSD,Teresa Santos que este aumento"não é prioritário"num momento de "extrema fragilidade" do mercado laboral.por essa razão votaram contra e o PS como sempre boas falas mas no fundo mais uma Abstenção,como é seu hábito, (Mas para o BES sempre se arranjam uns milhões).
Eu também lhes quero falar de justiça?mas para lhes falar de justiça tenho que servir-me de 2 escritores um deles é o escritor Esloveno«Ivan Cankar» que viveu nos longínquos anos [1876-1818]e escreveu um livro que tinha o titulo[A JUSTIÇA DE YERNEY],livro que nos fala de um homem,que depois de ter dado,durante 40 anos,todo o seu saber,força,trabalho e amor,como velho que estava foi posto na rua?.
Mas YERNEY queria justiça,e procurou essa justiça,junto do Presidente da Câmara,dos juízes dos sábios,junto das crianças,do povo etc.etc a todos lhes contava,o que se tinha passado com ele..."Trabalhei durante quarenta anos em Betajnova;não há um único pedaço de terra do tamanho da minha mão,quer nos campos quer nas pastagens,que não tivesse sido regado pelo suor da minha testa.Trabalhei durante quarenta anos e Deus abençoou o meu trabalho...Então o velho Sitar,o velho patrão,morreu e o filho-o maroto-disse-me com insolência-completamente embriagado: Yerney,agora sou eu o patrão-prepara a trouxa e vai-te embora".
O outro escritor de quem me socorro é o nosso Prémio Nobel,da "Carta para Josefa,minha avó"dizia José Saramago em determinado passo da sua crónica publicada em A Capital,em 14 de Março de 1968"Tens as mãos grossas e deformadas,os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha,albufeiras de água. Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal."
Noutra passagem diz-nos"Aperto a tua mão calosa,passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos,partidos pelo peso dos teus carregos -e continuo a não entender. Foste bela,dizes,e bem vejo que és inteligente.Por que foi então que te roubaram o mundo?Quem to roubou.?"
Volto a salário mínimo,onde está a justiça,da decisão que os deputados do PSD/CDS tiveram,na sexta feira, ao votarem contra o misério aumento de 1 euro por dia,ou a abstenção do grupo parlamentar do PS.
Com esta decisão estão a contribuir para o aumento da miséria e da fome,e ao mesmo tempo a roubar o mundo a milhares de crianças.

1 comentário :