quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Orçamento Necessário Ou Orçamento Maldito!!,,??

Nos últimos dias vimos assistindo ,á discussão na televisão, nos jornais á proposta de orçamento para 2011.
São banqueiros,economistas,comentadores e todos apontam numa só direcção. ?! SE não vié-re a ser aprovado esta proposta de orçamento vêm aí o famigerado FMI,isto faz-me lembrar quando os meninos não querem comer a sopa alguns pais assustam os filhos com a vinda dos«policias ou dos guita-nos»,mas na verdade os que estão ameassados por esta proposta de orçamento já não são crianças,são na sua maioria trabalhadores, reformados e ao mesmo tempo chefes de família,que pela vida que já passaram sabem muito bem que há outro caminho.
Quando o Governo,oPS ,oPSD e o CDS,os banqueiros,os grandes capitalistas,os comentadores do poder,os antigos ministros,o actual Presidente da República,dizem que a não ser aprovado esta proposta de orçamento haverá uma crise politica.
Mas eles todos sabem que pode haver outra proposta de orçamento e outro rumo para Portugal e para a maioria do nosso povo,mas essa solução que aponta para o desenvolvimento,para o progresso,proposta também ela patriótica, essa não é aceite pelos grandes senhores do capital.
Li hoje que os lucros obtidos pelas 23maiores empresas portuguesas no primeiro semestre de 2010,o ano de mais PECs,mais austeridade,mais sacrifícios,os lucros foram de,!?DOIS biliões,novecentos e treze milhões,vinte e oito mil e duzentos e sessenta e cinco euros, nem mais nem menos,é a escandalosa soma de quem recebeu este imenso lucro mas está de acordo com a redução dos salários,com o aumento do IVA, com o congelamento das reformas etc,etc.
Existe outra solução os tabalhadores e o povo saberão encontrar outros caminhos e outro rumo para o nosso PAÌS

11 comentários :

  1. Sr. João Pinheiro,

    Gostava que me respondesse a algumas perguntas:
    Há ou houve algum país comunista onde não tenha havido fome e miséria e as pessoas tivessem um nível de vida confortável?

    Há ou houve algum país comunista onde se viva melhor, e já nã digo muito, que em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. nos paises cumunistas defacto havia miséria e fome, então nos paises capitalistas não há fome e miséria e desemprego?, por favor amigo Jack, não é preciso ir muito longe aqui em campo maior já á miseria e fome, ai está a politica capitalista do partido socialista. um abraço

    ResponderEliminar
  3. O Jack pelo nome que assina deve ser jovem e com pelo, na venta,o que é muito bom para si.
    Faz me duas perguntas a que não é facil de responder,mas penso que parte da resposta já a deu« o alcaide do castelo» eu responderia,com uma pergunta ,se acha que o capitalismo sociedade em que nós vivemos é uma sociedade justa quando uns passam fome,outros no desemprego,outros que vivem na rua,quando milhares tem reformas e pensões de miséria,ou quando através da proposta de orçamento que o PS vai acertar com o PSD, levará a um novo roubo nos salários,a mais injustiças e desigualdades.EM quanto outros continuam a ter milhões de euros de lucro.
    Não,não alguma coisa não está bem está até muito mal,por tudo isso e muito mais, dizer não e lutar,tambem é patriotico porque só a luta poderá travar esta ofensiva do governo e do capital,e abrir caminho a um novo rumo na vida nacional.

    ResponderEliminar
  4. Para o Alcaide e para o João Pinheiro,

    Fogem das respostas fazendo outras perguntas. Eu respondo por vocês. Não houve um país com sistema comunista onde as pessoas vivessem bem.

    Quanto ao sistema capitalista que vocês falam devo dizer que eu não o defendo. Não há sistemas perfeitos e até ao longo da história há provas disso com grandes ideólogos a experimentarem os dois sistemas quando isso lhes era oportuno.

    Sabiam que o próprio Lenine utilizou o sistema capistalista durante uma fase da vida da URSS? Foi uma fase da história daquele país que ficou conhecida como NEP - Nova Política Económica.

    Bem e se falarmos da China...Na China, depois da morte de Mao Tse Tung, Deng Xiao Ping depois de perceber que a economia centralizada comunista tinha colocado grande parte da população da China na miséria voltou-se para o capitalismo. Foi nessa fase que ele disse aquela célebre frase - "Não quero saber se gato é Branco ou Preto, o que é importante é que apanhe ratos".

    A China hoje em dia alia o que há de pior do sistema comunista ( a ditadura, o partido único, a opressão e a censura) com o que há de pior do sistema capitalista (total ausência de protecção aos trabalhadores, sem sindicatos ou segurança social).

    Economicamente, mesmo assim, parece-me que o sistema comunista é pior. Um autêntico fracasso...e até o Fidel Castro já admitiu isso.

    E se falarmos em termos sociais nem vos digo nada. Sabiam que o comunismo, ao longo da história, matou mais pessoas que a II Guerra Mundial?

    Não vos quero desanimar para a vossa luta com fins tão nobres mas ao mesmo tempo tão utópicos.
    Acho que vosso caminho só pode passar por ressuscitar aquilo que na altura se chamou eurocomunismo, uma terceira via lançada por Santiago Carrillo e Enrico Belinguer.

    Saudações Democráticas

    ResponderEliminar
  5. Caro "Estripador"

    Parece-me uma pessoa que faz inúmeras pesquisas! isto a julgar pelas conclusões e posts que publica!

    Tenho apredido com algumas!

    Até lhe reconheço a capacidade de criticar construtivamente o poder local instalado! embora com unhas de gato e não garras de leão!

    Mas confundir as pessoas é uma caratcterística que lhe fica muito mal!

    Citando a entrevista de Francisco Lopes ao "I" numa das perguntas feita pelo jornalista:

    Apesar de ser um país comunista, não considera que a China pratica um capitalismo selvagem?

    País comunista não há nenhum no mundo. Nem nunca houve. Essa afirmação pode surpreender mas o que tem havido são experiências e processos de construção de socialismo. Tenho uma concepção muito clara do que é o ideal comunista. O projecto do socialismo é baseado na ideia que representa mais democracia, na sua dimensão económica, social e cultural. Esses exemplos internacionais são muitas vezes usados para pôr em causa e deturpar o projecto dos comunistas.

    Lhe deixo um trabalho para o fim de semana: analise o que é o comunismo e os respectivos "chamados países comunistas" a seguir compare as respectivas definições e diga de sua justiça.

    Também lhe digo mais: Alguém contabilizou as vítimas do capitalismo? do passado do presente e do futuro? Directa ou indirectamente relacionadas com este fenómeno! Como as grandes crises climáticas entre outras!

    Lembra-se qual eram os países que ganhavam a mioria das medalhas nos jogos olímpicos?

    Quer comparar todo o conhecimento (técnico, de geeopolítica, entre outros) das populações oriundas dos paises de leste com o fraco conhecimento da nossa população? acha que tem alguma comparação a formação que estas sociedades recebiam?

    Saudações progressistas

    ResponderEliminar
  6. Caro Espinhos,

    Pede-me para não confundir as pessoas e eu peço-lhe que não se confunda.
    Essa resposta do Candidato Francisco Lopes é a típica resposta que "atira areia para os olhos" a todos, que menos atentos podem pensar que o verdadeiro comunismo ainda não aconteceu.

    E por favor não me venha com a questão das medalhas olimpicas! O desporto só servia de propaganda para esconder uma realidade horrível. Os atletas da antiga RDA, sabe-se agora, eram drogados de tal forma que hoje padecem de doenças gravissímas. E a propaganda escondia os campos de concentração da Sibéria!

    Se era tudo tão bonito, porque é que a Nadia Comaneci, uma estrela da ginástica, fugiu para o exilio?

    Além disso, de que serve a formação se as pessoas tem a sua liberdade acorrentada. De que serve a um cubano ter dois cursos superiores se passa fome! E não me diga que é do bloqueio porque passam fome porque o comunismo não fomenta o progresso.

    E agora, diga que são experiências falhadas de comunismo, às pessoas que morrem de fome na Coreia do Norte ou às 5000 pessoas que morrem anualmente, condenadas à pena de morte nas prisões da China, simplesmente por dizerem aquilo que pensam.

    No que se refere à minha pessoa, agradeço que tenha dito que critico construtivamente.
    Por ser crítica construtiva e não destrutiva é que não tem garras, nem de gato nem de leão!

    ResponderEliminar
  7. meu amigo Jack falamos de portugal que é o espelho da europa da miséria, desde de o 25 de Abril quem tem estado á frente dos destinos do pais, tem 2 nomes o Psd e o PS, e não são cumunistas. como está Portugal? está bom para quem trabalha honestamente? vamos criticar sim os nossos governantes, que não sabem dirigir o nosso capital dos nossos impostos, e portugal está num beco sem saida, e não são comunistas um abraço sr. Jack

    ResponderEliminar
  8. Senhor João Pinheiro.
    Ando nisto há 4 meses e os comentários no meu blog escasseiam. Em contrapartida o blog de v.ª Ex.ª, embora neófito goza de um assinalável êxito.
    Tem que me ensinar a fórmula!

    ResponderEliminar
  9. Para o amigo Zé de Melro,só lhe tenho a dizer que até eu me sinto surpreendido em relação ao meu blog.
    Mas tambêm não sou recém baptizado,como tambêm não tenho aversão ao progresso,sou sím comunista e desejo uma nova sociedade onde não exista a exploração do homem pelo homem.
    Quanto ao Jack The Ripper começo por lhe dizer que não concordando fiquei a saber que têm ópinião e a manifesta o que a mim proprio me satísfaz.MAS meu amigo até hoje não houve nem há nenhuma sociedade comunista,o que existem são partidos comunistas no poder,na prespéctiva de criar uma sociedade SOcialista e mais tarde o comunismo e no caso do Partido Comunista Português o que defende para Portugal: É uma democracia avançada no limiar do século xx| e No ideal e projecto dos comunistas portugueses a democracia assenta na democracia politica,democracia económica,democracia social e democracia cultural, está no seu programa; já que me parece que gosta de ler e saber sobre o Mundo e sobre os comunistas e se me premite
    aconselho, a que leia o programa do PCP.
    Não tenho a certesa mas parece-me que as suas leituras não são as melhores nem as mais fiáveis e se não o são levam a inverdades e julgár os comunistas como seres maus capazes de tudo,eu que sinto um prazer enorme em ser comunista,eu que conheço comunistas que são um exemplo como seres humanos em todas as dimensões,respeitadores,lutadores,amigos e defensores dos mais fracos procurando sempre mas sempre ser justos e verdadeiros.
    Não aceito que o Jack compare o que não é comparavel o que neste caso é comparavel é que é, injusto que roubem nos salários,que congelem reformas de 3oo euros,que aumentem o IVA, que cortem verbas na saúde e no ensino e é mais que justo que os trabalhadores lutem,porque a luta é a única arma que têm e EU estou solidario com a sua luta,espero que não aja dúvidas.
    por hoje tremino saudações revolucionarias,ou de punho erguido.

    ResponderEliminar
  10. Caro estripador! os seus cortes são pouoco cirúrgicos! não me vou alongar mais na defesa da sociedade Socialista/Comunista! uma vez que quase tudo o que haveria para dizer (e bem, na minha opinião)já foi dito por João Pinheiro.

    Apenas lhe digo que das várias pessoas oriundas de paises de leste com quem privei por motivos profissionais preferiam o tempo dos partidos comunistas! Certamente não falei com todas e nem com algumas que não foram tão bem tratadas pelos sistemas que as tutelavam. Mas foi a opinião que recolhi! Outras haverá, diferentes, certamente! que respeito!

    Volatando atrás no tempo: quem não abordou o tema proposto pelo blogger foi o sr. (mais uma vez atirou a matar) respondendo com perguntas! provocatórias, como é o seu estilo!

    Dissidentes todos os países tem! veja-se o nosso! qts jovens pessoas e pessoas mais velhas saem de Portugal para procurar melhores condições de trabalho? Felizmente o podem fazer (mas estes não contam, obviamente)! E quantos mais o irão fazer para Angola por ex. Entre eles cientistas, atletas, artistas, etc.

    já lhe disse que recebo muitas informações do seu blog e da sua pessoa. Mas repito: continua com patinhas de gato! Ao que você chama "critica construtiva" eu designo de constatação de factos! pois a maioria dos posts apenas constactam factos: e raramente propõem alternativa. Mais: fogem a temas como o deste post sobre as fortunas que se ganaharam (não só no nosso país, mas também) porque a exploração é um problema internacional. E a origem de tudo isto!

    Em relação à insegurança e à respectiva comissão de segurança. qual é a sua alternativa? Ainda não a vi? parace-lhe bem o funcionamento desta mesma comissão?

    Estes são os tamas na minha opinião mais importantes de Campo Maior. Que alternativas me consegue dar?

    Na nossa linda vila alva. Tb houve aumentos desse género (5,5%) e respectivamente de desemprego! mas esse tipo de assuntos você não aborda! mais uma vez! quem lucrou com a crise dos demais, que pague a fctura e não dê esmolas!

    Ainda lhe digo mais: todos os mais altos governates dos ultimo 25 anos foram os culpados da situação actual e do respectivo agravemento em Portugal! E eu não votei neles! Agoara falam no mar na gricultura e mais uma série de temas estruturais! depois de terem acabado com eles!

    Gostava de lhe fazer outro desafio: No seu entender quais os grandes males e prejuizos que os comunistas causaram no país?

    Certamente terá uma resposta! eu aguardo para comparar com o meu ponto de vista!

    Saudações revolucionárias (verticais)

    ResponderEliminar
  11. Caro Espinhos,

    Confesso que agora fiquei um pouco desconcertado.

    Então mas nós tinhamos combinado falar da comissão de segurança? Você fica zangado porque eu não abordei o tema mas nós não tinhamos falado nada disso.

    Depois faz uma grande confusão entre dissidente e emigrante. Um emigrante sai do país à procura de melhores condições de vida, mas sai do país livremente. Um dissidente sai do país "às escondidas" porque o regime político não tolera diferentes opiniões. Não tem liberdade!

    Depois há outra coisa que vamos desde já combinar: se quiser debater diversos assuntos, debatemos, mas não se zanga. É que a sua escrita perdeu muito do primeiro comentário para o segundo. Não me leve a mal mas está cheia de erros ortográficos e de frases mal construídas o que me leva a pensar que escreveu à pressa e zangado!

    E depois escreve - Ao que você chama "critica construtiva" - não fui eu que disse que as minhas críticas eram construtivas, foi você no seu primeiro comentário.

    Só mais esta, você diz: "já lhe disse que recebo muitas informações do seu blog e da sua pessoa". Não me diga que as pessoas, que por motivos profissionais, você conheceu e que preferiam o regime comunista são antigos membros da KGB e lhe ensinaram técnicas de espionagem?

    É que nesses regimes comunistas havia muito essas práticas!

    E já que me está sempre a lançar desafios, gostava que me descrevesse o seguinte: Nao tenho idade para perceber o que se passou em Campo Maior, após o 25 de Abril. Houve ocupações? Houve criação de cooperativas? E porque é que essas experiências fracassaram? Onde estão os comunistas que protagonizaram esse período? O que é eles fazem hoje? Ainda são comunistas?

    E vou terminar com uma frase:

    As ideias são muito mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas,porque deveríamos permitir que tenham ideias?

    Sabe quem disse esta frase? Esse mesmo! José Estaline!


    Saudações Democráticas...mas de Democracia baseada no sufrágio universal!

    ResponderEliminar