segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MUDARAM OU CONTINUAM OS MESMOS?

Hoje não lhes vou falar da crise,nem das baixas reformas que recebe o SR.Presidente da Republica e também não lhes vou falar do acordo que a UGT e João Proença assinou com os Patrões e Governo,do que lhes quero falar é das pessoas que ontem era activistas de determinada força politica e hoje deixaram de o ser.
Dizia o Poeta« mudam-se os tempos,mudam-se as vontades»,e direi eu o que é, que, fez que antigos membros,dos vários grupelhos de ideologia Maoista,dos que até achavam que o PCP era um partido Revisionista e por esse motivo lhes davam um combate sem tréguas,por vezes muito mais violento que os outros partidos cuja ideologia nada têm a ver com a sociedade que o PCP defende o Socialismo.
O que é que fez que Durão Barroso ex.MRPP,ex.1º Ministro de Portugal hoje máximo responsável da União  Europeia,ou Mariano Gago ex. ministro da Ciência dos governos de António Guterres e José Sócrates,José Lamego ex. deputado e ex. Secretario de Estado de Guterres,ou ainda o actual Ministro Nuno Crato terem mudado de Partidos e de ideologia.
Afinal estes senhores que podemos considerar como poderosos da nossa democracia,eram nos princípios da Revolução de Abril,«Meninos Rabinos Que Pintavam Paredes»,como a expressão de Miguel Cardina abre o seu livro «Margem de certa maneira»O Maoismo em Portugal 1964-1974.Ou já eram membros dos actuais Partidos ou foi a ânsia pelo poder que os converteu facilmente nunca o saberemos mas a todos nós os que pagamos impostos deve-nos fazer pensar se o nosso voto têm sido bem usado na altura do exercermos.
Dirão os poucos que me leiam nada disto é novo,o que se passa na esfera de Governo,também se passa localmente,é ou não verdade que alguns autarcas,que em mandatos anteriores eram eleitos de determinado Partido neste e noutros mandatos deixaram de o ser?.Será por amor ao concelho,ao povo ou também gostam  do sabor do poder?.
Roger Martín du Gard.Prémio Nobel em 1987,um dos muitos livros que escreveu chama-se«O Drama de João Barois».Um bom livro que termina com o testamento de João Barois e que diz a determinada passagem  
«O que escrevo hoje,depois de ultrapassar os quarenta anos,em plena força e em pleno equilíbrio intelectual,deve,evidentemente,prevalecer contra o que possa vir a pensar ou a escrever no fim da minha existência,quando estiver física e moralmente diminuído pela idade ou doença.Não conheço nada mais pungente que a atitude de um velho cuja vida inteira foi consagrada ao serviço de uma ideia e que,no desfalecimento final,blasfema contra o que foi a sua razão de viver e renega lamentavelmente o seu passado».
Na verdade é que os que mudaram de ideias e de Partidos ainda estão fisicamente bem,porque será que mudaram?,e como não sabemos se irão fazer testamento sobre as suas ideias era bom sabermos antes  o que é que os fez renegarem tão rapidamente o seu curto passado?
MUDARAM OU CONTINUAM OS MESMOS?

Sem comentários :

Enviar um comentário