Num mundo em que o capital nos faz sábios,mesmo quando de ignorantes não passamos.
Num mundo onde quem tem dinheiro é esperto,inteligente sábio,que decide,mal;mas sempre bem, da vida muitas vezes dos seus semelhantes.
Nós os que capital não temos?
Somos todos por norma considerados, ignorantes, e se fizerem parte dos seres Mulheres, é muitas vezes pior.mas na verdade é que também todos somos sábios,mesmo quando os outros,os que nos conhecem ou não,nos julgam ignorantes.
O nosso e Único prémio Nobel da literatura,escrevia, em 14 de Fevereiro de 1968,nas páginas de A Capital,sobre a sua avó Josefa Caixinha" Tens as mãos grossas e deformadas,os pés encortiçados.
Carregastes à cabeça toneladas de restolho e lenha,albufeiras de água.
Viste nascer o sol todos os dias.De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal"
Mais adiante escrevia" Estou diante de ti,e não entendo.Sou da tua carne e do teu sangue,mas não entendo.
Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo.Chegas ao fim da vida,e o mundo ainda é para ti,o que era quando nasceste:uma interrogação,um mistério inacessível,uma coisa que não faz parte da tua herança:quinhentas palavras,um quintal a que em cinco minutos se dá a volta,uma casa de telha-vã e chão de barro.
Aperto a tua mão calosa,passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos,partido pelo peso dos carregos-e continuo a não entender.Foste bela,dizes,e bem vejo que és inteligente.
Por que foi então que te roubaram o mundo?Quem to Roubou?
Trouxe aqui estas sábias palavras de José Saramago,porque quero prestar,homenagem a muitas das minhas camaradas e das minhas amigas, muitas delas,que comigo,trabalharam e lutaram para que este nosso Mundo não roube o mundo ás muitas Josefas,que ainda existem,que são, trabalhadoras,mães e avós,gente bonita,sábia mas que contam pouco,apesar do seu imenso saber.
Mas esta homenagem não fica só pelas minhas e queridas camaradas,é também uma homenagem ás minhas,filhas,ás amigas a todas as mulheres que comigo falaram,discordaram,discutiram e me ensinaram.
A todas desejo o melhor,e lutem e não escondam o seu imenso saber,porque se lutarem e se sentirem,livres e sábias, e não ignorantes o Mundo será melhor para todos.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
ÁS MINHAS AMIGAS.AOS IGNORANTES QUE SÁBIOS SÃO DEIXO-VOS COM PALAVRAS SÁBIAS DE JOSÉ SARAMAGO:
sou viúvo,tenho 4 filhos e 7 netos,nasci povo e sou povo
Amo a vida,a verdade,as pessõas,a justiça,a liberdade, amo os meus e os outros.
Odeio,a fome,a mentira,a exploração,a ignorância,a estupidez,a maldade,
a mendicidade,a prostituição, as ditaduras, e os ditadores, a guerra.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário