terça-feira, 1 de agosto de 2017

HOJE REPARTO CONVOSCO O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO!

Desde o mês de Março que não escrevia nada neste meu Bloog,mas hoje pensei que estava no momento certo para vos falar de algo que chamou a minha  atenção?
Mas que é que a mim me chamou a atenção que a outros,não lhe tenham já chamado?
A verdade é que outros antes e melhor do que eu,já o tinham dito e escrito e foram os seus ensinamentos,as suas palavras que me fizeram pensar,que tudo o que dizemos e fazemos já outros antes de nós o tinham feito e melhor dito.
Hoje quando regressava a casa na Rua onde eu moro,deslocava-se em sentido contrário um individuo de etnia cigana,o que me fez reparar nele foi o seu olhar,olhar de pobre mas de desejo,sobre um Móvel usado, mas em bom estado,que um casal de emigrantes,tinha retirado da sua casa e deixado junto da sua porta para ser levado pelos serviços de limpeza da Autarquia para ir para a lixeira ou ser destruído.
Então este olhar,este desejo e esta necessidade de pobre, fez-me recordar um livro de( John Steinbeck BAIRRO DA LATA) Livro que trata de gente que são um pouco de tudo,mártires e homens bons,cujas vidas encerram lições de sobrevivência.
Tudo isto me trouxe ao meu pensamento um acontecimento que se passou comigo e com o meu camarada e amigo já falecido o( José Almeida conhecido na Terra como o José Pechelim) que nasceu pobre, que nunca frequentou a escola,mas ainda criança começou a trabalhar,foi operário agrícola,servente de pedreiro e pedreiro na Cooperativa Unidade De Trabalhadores,homem que foi bom marido e bom pai e meu camarada de Partido.
Um dia encontrei-ou no Jardim e ele como ler não sabia estava ansioso porque onde o Partido o seu Partido afixa os seus Cartazes tinha um cartaz novo que ele não sabia se era nosso ou se era de outros que tinham ocupado o nosso espaço e então perguntou-me se o Cartaz era nosso e o que é que lá estava escrito.
Eu olhei para ele e lá lhe dei a explicação,mas ao mesmo tempo lembrei-me da Cronica que José Saramago tinha escrito em 14 de Fevereiro de 1968 nas páginas da Capital e dedicada a sua avó Josefa Caixinha e que José Saramago mais tarde Prémio Nobel da Literatura não entendia e terminava com as seguintes palavras;"Foste bela,dizes,e bem vejo que és inteligente.por que foi então que te roubaram o mundo?Quem to Roubou?
Leiam;Leiam porque merece a pena ler,faz bem e ajuda a ver e a Compreender o Mundo

Sem comentários :

Enviar um comentário