terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SERÁ MESMO NATAL? OU O NATAL NÃO É PARA TODOS? OU EXISTEM VÁRIOS NATALIS?

Hoje dia 23 de Dezembro e em vésperas de Natal,deu-me vontade de escrever,escrever sobre esta data de encontros e desencontros de familiares e de amigos,de festas,abundância  de uns e de tristezas, sem bens de consumo,de outros,prendas em demasia para muitos, imensos sem prendas,porque o Natal a festa da familia não é igual para todos e mesmo no Natal em que nos tornamos ou parecemos mais humanos ,não existe Natal para muitos e muitos milhões.
Já passei Natal com a Família e sem a Família,já passei o natal em Paz e na Guerra, mesmo em Zonas de Guerra o Natal não é igual para todos mesmo quando todos estamos no mesmo lado, é sobre um Natal passado na Guerra Colonial,que lhes quero falar.
No já distante ano de 1967,estava em Moçambique,fazia eu parte,do Batalhão 1885 e da Companhia  de Artilharia 1541 era na altura o 1º cabo mecânico e estava-mos colocados numa pequena povoação de nome Laláua, a Companhia e como todas as companhias, tinha praças,sargentos e oficiais, composta por Gente boa, amiga que  ainda hoje se junta em franca e fraterno convívio todos os anos e muitos anos já se passaram e uma grande parte continua a encontrar-se a conviver e a serem amigos e a desejarem boas festas como eu hoje recebi.
Mas chegou a Noite de Natal, com ceia de bacalhau,couve, batatas e regada a vinho.mas porque estávamos longe da Família,na guerra,lembrei-me de fazer um discurso.
Comecei mais ao menos assim.
Hoje é noite de Natal é a festa da família,mas aqui ,onde no encontramos,é o natal dos pobres,ali atrás é o natal dos remediados(sargentos) como dizem na minha terra,mais além é o natal dos ricos,(oficiais)local que nos está vedado e onde nem podemos espreitar pela janela e o discurso foi avançando, falei de África,das suas gentes,da guerra e das injustiças gritantes da guerra,das vidas que se perdem e da forma desumana e anti social,que muitas vezes eram tratados muitos dos negros,só por serem pretos, o discurso só terminou porque eu que comecei a falar para soldados,atrás de mim,só já tinha sargentos, quando eu olhei para trás um dos sargentos disse continue Pinheiro,nenhum de nós é da PIDE,esteja à vontade,e eu disse nunca se sabe,eu já estou a terminar,e assim dei por fim ao discurso.
Mas porque lhes trago passados estes anos todos este meu Natal, trago porque sendo o natal uma altura em que muitos de nós nos tornamos ou pensamos ser mais humanos,a verdade é que existe muitos natal que é diferente e existem muita gente que natal não tem,porque as Guerras continuam,as desigualdades entre os seres humanos,são gritantes,a fome e a miséria é uma realidade,mesmo na nossa sociedade.
O que nós necessitamos é tornar todos os dias,dias de natal  e para todos,mas para isso ser possível não podemos ser gente passiva,temos que ser activos e lutar,contra as injustiças,solidários,todos os dias combatendo a caridade,porque queremos e temos direito ao trabalho,ao ensino à justiça, à saúde, a ser gente digna. a sermos livres.Esse é o meu desejo.
MESMO PARA OS QUE NATAL NÃO VÃO TER,DESEJO-LHE AS MAIORES FELICIDADES FUTURAS E QUE O VOSSO AMANHÃ SEJA MELHOR

Sem comentários :

Enviar um comentário