segunda-feira, 7 de março de 2011

Para as mulheres de Campo Maior e não só?.

Como hoje é o dia internacional das mulheres,com ajuda e o saber, de um Homem grande quero prestar-lhe,uma singela e modesta homenagem, pela discriminação que sofreram e ainda sofrem,em relação ao emprego,ao salário e per-caridade, pelo que são pelo que representam,pela luta que travam pelos seus direitos, por serem avós, mães,esposas,filhas,amantes,namoradas,doutoras,empregadas,operárias,mulheres a dias, donas de casa, desempregadas e por serem acima de tudo mulheres,dou-lhes um viva ás Mulheres da minha terra e do Mundo.
Mas por que hoje é dia da mulher,dedico-lhes os enxertos de um texto, lindo do Prémio Nobel da literatura o nosso José Saramago.
Dedicado por ele," José Saramago" a sua avó Josefa que tinha escrito e veio publicado nas paginas do jornal A Capital em 14 de Fevereiro de 1968,:e está incluída no seu livro de crónicas Deste Mundo e do Outro.
"Tens as mãos grossas e deformadas,os pés encortiçados. Carregastes à cabeça toneladas de restolho e lenha,albufeiras de água.Viste nascer o sol todos os dias.De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal."
A crónica intitulava-se"Carta para Josefa,minha avó",dizia:Estou diante de ti,e não entendo.Sou da tua carne e do teu sangue,mas não entendo.Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo.Chegas ao fim da vida,e o mundo ainda é,para ti,o que era quando nascestes uma interrogação,um mistério inacessível,uma coisa que não faz parte da tua herança: quinhentas palavras,um quintal a que em cinco minutos se dá a volta,uma casa de telha-vã e chão de barro.
Aperto a tua mão calosa,passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos,partidos pelo peso dos carregos-e continuo a não entender.Foste bela,dizes,e bem vejo que és inteligente.Por que foi então que te roubaram o mundo?Quem to roubou?"
Obrigado Mulheres da Minha Terra. Obrigado José Saramago por este maravilhosa crónica e
para que as mulheres de todo o mundo, não seja como a tua avó Josefa.

Sem comentários :

Enviar um comentário