domingo, 16 de fevereiro de 2014

MORREU O MEU CAMARADA JOSÉ PINGO,UM HOMEM BOM.

Hoje morreu o meu camarada José Pingo,um bom homem e um homem bom,um amigo e amigo de muitos.
Para a maioria dos poucos que me visitam no meu bloog,o homem que hoje vos trago,como exemplo pouco lhes diz,mas para mim e para muitos Campomaiorenses,foi uma referencia: Não por ser um Santo,nem um homem só com virtudes,era como todos os homens,com defeitos e virtudes e para mim tinha a qualidade de ser meu camarada e meu camarada até ao dia de ontem  ou de hoje dia que nos deixou.
Pode para muitos ou para a maioria,esta de ser meu camarada pouco contar,mas para mim ter o José Pingo,como meu camarada era e foi algo de muito bom.Eu cá gosto muito mesmo muito de quem é meu camarada.
Este meu camarada chamava-se José Bátista Favíta Pingo de Profissão comerciante,vendia rádios,tves,gás, e materiais de escritório entre muitas coisas,nasceu pobre,viveu pobre e pobre morreu,mas sua vida foi rica pelo que fez e viveu durante a sua vida,foi homem deste muito novo ligado à luta dos trabalhadores e ao seu Partido de sempre,por isso foi preso pela PIDE em 1958,passou alguns meses em Caxias e durante essa passagem de má memória foi mais um dos muitos que foram espancados,porque estavam no lugar certo no lado dos que lutavam pelo fim da ditadura e queriam a democracia.Mas nestes anos antes de Abril,foi sócio de Associações e colectevidades e fez parte pelo menos da direcção do Sporting Clube Campomaiorense
Depois de Abril,José Pingo foi entre outras coisas um militante activo do seu Partido de sempre,o Partido Comunista Português,além da militância ajudou com os seus transportes,(porque nos anos de 74  os transportes, eram para a maioria,coisas impossíveis de ter)por essa razão os seus carros foram necessárias para as deslocações de vários camaradas para as muitas reuniões,no concelho e no Distrito,reuniões que eram imprescidiveis, fazer para o avanço e consolidação da Revolução de Abril.Foi também membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Campo Maior,foi candidato,por diversas vezes aos vários dos órgãos das autarquias,Assembleias Freg,ou a Assembleia municipal e desta fez parte mais do que um mandato.foi também um dos fundadores da CURPI (comissão unitária de reformados e pensionistas,do concelho de Campo Maior)sendo por vários mandatos Presidente da sua Assembleia.
Uma coisa que não esquecerei e que para muitos não será importante,mas quando o José Pingo deixou de ser comerciante à poucos meses e antes de deixar de estar na sua a actividade de sempre,disse-me leva-me o Avante ( o tal Jornal que ele na ditadura ajudou a distribuir e que nunca foi censurado no tempo do regime fascista) a minha casa,eu assim o fiz até à última 5 Feira,não sei se ainda o chegou a ler,mas se não o leu mesmo assim mostrou,quanto ele gostava de estar informado,sobre o seu partido e sobre a luta dos trabalhadores e dos democratas e isso eu camarada não vou esquecer.
Para os teus familiares neste momento difícil um abraço de amigo e de camarada

Sem comentários :

Enviar um comentário